A equipe “ooga booga”, formada pelos estudantes do Departamento de Ciências da Computação (DCC) da UFMG, Gabriel Martins, Gustavo Cruz e Matheus Prates, conquistou o terceiro lugar na final brasileira da Maratona de Programação 2025, realizada no sábado, 9 de novembro, no bairro Liberdade, em São Paulo (SP). O grupo resolveu oito problemas durante a disputa, garantindo a medalha de ouro e a classificação para o torneio Programadores de América 2026, que será realizado de 4 a 8 de março de 2026, em Santiago, Chile.
Além do time premiado, outras duas equipes representaram o departamento na competição: Zaytas queijo: unindo amigos pessoais — formada por Laila Melo, Luis Higino e Thiago Assis, que resolveu quatro problemas e terminou na 26ª colocação; e Alice, Bob e Eve em busca da liberdade — composta por Caroline Carvalho, Etelvina Oliveira e Iago Zagnoli, que solucionou três problemas, alcançando a 42ª posição.
Ao todo, 66 equipes participaram da final nacional, selecionadas entre quase mil que competiram na primeira fase. A disputa reuniu os melhores programadores universitários do país, em um desafio que exigiu alto desempenho em lógica, algoritmos e trabalho em equipe. As três equipes da UFMG contaram com a orientação dos coaches Kaio Henrique Masse Vieira e Alan Cabral Trindade Prado, ambos do DCC.
Crédito da foto principal do site https://maratona.institutocriativo.org.br/#/fotos
Demais fotos enviadas pelo Kaio Henrique Masse Vieira



















