Entrada única para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação inicia este ano na UFMG

Ciência da Computação + Sistemas de Informação = Tronco comum em Computação

A partir do SiSU 2025, por meio da nota no ENEM, a admissão para os Bacharelados em Ciência da Computação e Sistema de Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será unificada. Assim, aqueles que desejarem ingressar em um destes cursos deverão procurar, na página oficial do SISU da UFMG, pelo nome “Ciência da Computação e Sistemas de Informação”. Outra novidade é que o número de vagas aumentou, passando de 160 anuais para 200, com entrada de 100 alunos no primeiro semestre e mais 100 no segundo. Os cursos são coordenados pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG.

Outra novidade é que, anteriormente, o curso de Ciência da Computação tinha aulas a partir das 13 horas e o curso de Sistemas de Informação das 17 horas. A partir deste ano, os alunos calouros serão matriculados na Estrutura Formativa de Tronco Comum em Computação (EFTCC), sendo este vespertino e com aulas de 14h55 até às 20h40. A escolha pelo curso definitivo irá ocorrer após o aluno concluir todas as disciplinas do terceiro semestre, sem limites de vaga por curso. Assim, os estudantes poderão escolher livremente entre os dois cursos.

A Estrutura Formativa de Tronco Comum em Computação (EFTCC) tem por objetivo prover uma base sólida nos conceitos fundamentais aos cursos da área de Computação, em particular Matemática, Estatística, Computação e Ciências Econômicas. Ao mesmo tempo, promove embasamento para a decisão definitiva pelo curso. “Com o tronco comum, além de proporcionarmos fundamentos sólidos aos alunos, eles não terão a pressão de logo de cara definirem o curso que desejam, poderão conhecer melhor cada área, em que e como poderão atuar quando se formarem, para depois definirem. Assim, estarão mais maduros e seguros para fazerem a escolha. Outra questão importante é a possibilidade de integralização, tanto da EFTCC quanto dos cursos de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação, cursando disciplinas após às 17 horas, como era o curso de Sistemas de Informação originalmente”, explicou a chefe do DCC/UFMG, professora Raquel Prates.

De acordo com a chefe do departamento, além da questão de escolha do curso após uma base de conhecimentos sólida, são diversos os benefícios do tronco comum. “Com o tronco comum conseguiremos promover maior sinergia e integração entre os cursos e os alunos, além de flexibilidade nas habilidades e competências contemplando conteúdos específicos dos cursos e permitindo uma formação personalizada e diversificada”. disse.

Como a única forma de entrada para o EFTCC é por meio do SiSU, não há vagas remanescentes, podendo apenas ocorrer transferência, reopção ou obtenção de novo título pelo processo usual para os Bacharelados em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

Assista a live com os coordenadores dos cursos e tire as suas dúvidas:

https://www.instagram.com/reel/DEp_yNyx2_X/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo