Doutorandos do DCC apresentam pesquisas em conferência internacional na Itália

O incentivo à participação em eventos científicos de relevância tem sido uma das prioridades do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC), coordenado pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. Um exemplo recente desse compromisso foi a presença dos doutorandos Paulo José Lage Alvarenga e Celso França, orientandos do professor do DCC, Marcos André Gonçalves, em dois dos principais congressos internacionais da área de recuperação de informação: o SIGIR 2025 e o ICTIR 2025, realizados em julho na cidade de Pádua, Itália.

Durante o SIGIR 2025 — principal fórum mundial para apresentação de pesquisas em recuperação de informação, processamento de linguagem natural e sistemas híbridos — Celso França apresentou o trabalho intitulado xCoRetriev, que propõe uma nova abordagem para os desafios da classificação extrema de texto com múltiplos rótulos. A pesquisa explora como tratar o problema como uma tarefa de recuperação de informação e mostra o potencial da combinação de sinais esparsos e densos para transformar os resultados na área.

Já Paulo José Lage Alvarenga apresentou, no ICTIR 2025, o artigo completo “Uma avaliação de robustez dos métodos de previsão de desempenho de consulta (QPP) com base em análise sensível ao risco“, desenvolvido em coautoria com outros pesquisadores. A participação no evento foi destacada por ele como uma oportunidade valiosa de aprendizado e colaboração com especialistas internacionais.

Além das apresentações técnicas, os estudantes ressaltaram a importância da vivência presencial, que promove um ambiente mais dinâmico para a troca de ideias, o networking acadêmico e a integração com a comunidade científica internacional. “Foi uma experiência inesquecível, compartilhando ideias, aprendendo com as principais mentes em Recuperação de Informações e contribuindo para discussões de ponta”, afirmou Celso.

De acordo com o orientador, a participação em espaços científicos de excelência promove o desenvolvimento acadêmico, a inovação e a visibilidade da produção brasileira no cenário internacional, sendo uma das diretrizes do PPGCC da UFMG.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo