Curso de Verificação Formal de Hardware é oferecido aos alunos do DCC/UFMG

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG irá oferecer, no segundo semestre de 2024, um curso de Verificação Formal de Hardware ministrado por profissionais da empresa Cadence Design Systems. O curso irá introduzir os alunos aos conceitos e técnicas fundamentais utilizados para garantir a correção e a confiabilidade dos projetos de hardware.

Este curso aborda métodos de verificação formal, como verificação de modelos (model checking), que são usados para verificar rigorosamente as especificações de hardware em relação às implementações do projeto. Os alunos matriculados aprenderão sobre técnicas de verificação baseadas em simulação, incluindo a criação de testbenches e análise de cobertura. As aplicações práticas incluem a verificação de circuitos digitais, processadores e sistemas de hardware complexos, com foco em ferramentas e metodologias de verificação padrão da indústria. Ao final do curso, espera-se que os alunos tenham adquirido as habilidades necessárias para identificar e corrigir falhas de projeto em sistemas de hardware antes de serem fabricados.

Este curso é uma disciplina oferecida gratuitamente pela indústria para alunos da UFMG. Para o professor do DCC/UFMG, Fernando Quintão, é interessante para a universidade que profissionais da indústria ofereçam cursos para os alunos por várias razões. “Profissionais da indústria trazem conhecimentos e práticas atualizadas para a universidade, alinhando o conteúdo do curso com as demandas do mercado de trabalho. Isso prepara os alunos para enfrentar desafios práticos, além de aumentar sua empregabilidade. Assim, ao oferecer cursos em parceria com a indústria, a universidade mantém seus programas de ensino relevantes e conectados às evoluções tecnológicas e econômicas, garantindo que os alunos recebam uma educação que atende às necessidades de nosso tempo”, afirmou.

Uma das profissionais da empresa envolvidas no curso é a Mirlaine Crepalde, mestre em Ciência da Computação pela UFMG e, hoje, coordenadora do time de compiladores da Cadence. Segundo Mirlaine, a verificação de hardware é essencial para garantir que os circuitos integrados funcionem corretamente, evitando problemas nas fases finais de fabricação de um chip. “A Cadence desenvolve diversas ferramentas para automatizar e acelerar esse processo de verificação, que envolve algoritmos complexos e demanda computação intensiva. Acreditamos que a oferta da disciplina seja uma oportunidade única para que os alunos compreendam melhor esse tipo de software, cujo uso requer habilidades em lógica, algoritmos, programação e modelagem formal. Ao mesmo tempo, a disciplina expõe os alunos à indústria de semicondutores, onde a demanda por profissionais é alta, sendo um campo em que esperamos que eles possam atuar no futuro”, disse.

A disciplina de Verificação Formal de Hardware possui trinta horas (dois créditos).  Ela será oferecida sempre às terças-feiras, entre 13h e 14h40, no prédio do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. A disciplina está aberta a estudantes de cursos de tecnologia da UFMG, como Ciência da Computação (via pós-graduação em Ciência da Computação), Matemática Computacional e Sistemas de Informação (código DCC069).

A disciplina também é oferecida a estudantes do programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG (código DCC851). O período de matrículas para alunos de graduação vai de 09 a 11 de setembro. Alunos de pós-graduação interessados em matricular-se na disciplina devem enviar a solicitação pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br. Alunos de outras instituições também podem fazer o curso como disciplina isolada, desde que haja vaga disponível. Esses alunos também devem escrever para ppgcc@dcc.ufmg.br para solicitar a matrícula.

Na imagem estão os alunos de Ciência da Computação Raphael Mendes, de Sistemas de Informação João Henrique Martins e de Matemática Computacional Camila Alves.