Coordenadora administrativa do DCC é premiada na Semana do Conhecimento por trabalho sobre o departamento

A coordenadora administrativa do Departamento de Ciência da Computação, Renata Viana Moraes, recebeu, na última sexta-feira, 25, menção honrosa pela dissertação “Inovação e Competência na Universidade: o Departamento de Ciência da Computação da UFMG entre 1976-2022“. O trabalho, que teve a orientação dos professores Reginaldo de Jesus Carvalho Lima (orientador) e Allan Claudius Queiroz Barbosa (coorientador), foi um dos 26 premiados dentre os 732 trabalhos apresentados. A Semana reuniu trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão produzidos por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos.

Segundo o estudo, os resultados da pesquisa indicaram que, desde sua criação, o DCC foi orientado para a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. “A partir dos dados coletados nas entrevistas observa-se que o DCC, além de cumprir os objetivos básicos de uma unidade departamental da UFMG, se estruturou de forma diferenciada, adotando estratégias inovadoras. O modelo organizacional burocrático, que faz parte da complexidade de uma estrutura universitária, não impediu que o Departamento adotasse uma postura estratégica e diferenciadas em relação às demais unidades da instituição. A liderança e o planejamento se destacaram como competências individuais presentes na trajetória do DCC. Em relação às competências coletivas, se sobressaíram a coesão da equipe e a liderança ao nível das equipes. A construção dessas competências envolveu um processo complexo de interação e aprendizagem entre os servidores, pautado na definição de estratégias e na ação empreendedora dos gestores”, afirmou Renata.

Ainda segundo o trabalho, no que se refere aos aspectos inovativos do modelo de gestão, os resultados apontaram a importância do planejamento estratégico, da capacitação do corpo docente e da gestão administrativa. “O acesso a recursos foi fundamental para a constituição de uma infraestrutura avançada e capaz de viabilizar as diretrizes do Departamento.Deve-se considerar, ainda, a relevância da ação dos líderes e da construção de uma visão de coletivo”, disse a autora.

De acordo com a Renata, durante o trabalho observou-se a relevância da trajetória do DCC na dinâmica inovativa da UFMG e sua contribuição para o fortalecimento da relação entre Universidade e empresas. “O DCC, desde sua criação, tem dinamizado os esforços de inovação no contexto institucional e estimulado o estabelecimento de conexões com atores externos. O diálogo com a comunidade empresarial e o desenvolvimento de projetos em parceria com grandes empresas têm sido marcantes na trajetória do Departamento. O estudo mostra a experiência exitosa do DCC em sua trajetória histórica, sinalizando a força da inovação para o ecossistema”, concluiu.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo