Coordenador do Laboratório de Compiladores do DCC/UFMG apresenta microcontrolador u32BR durante RISC-V Brasil

O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e coordenador coordenador do Laboratório de Compiladores, Fernando Pereira, na última sexta-feira, 14, apresentou, durante o RISC-V Brasil, o microcontrolador u32BR, um projeto de iniciativa nacional para o desenvolvimento de um microcontrolador com tecnologia 100% brasileira. O evento aconteceu no Instituto Eldorado de Pesquisas, em Campinas, SP.

Este foi o primeiro encontro no Brasil sobre a arquitetura RISC-V. RISC-V, uma arquitetura de computadores aberta, gerida pela Fundação RISC-V International, sediada em Zurique, Suíça. Segundo o professor, RISC-V é livre para ser usada para qualquer finalidade, permitindo a qualquer pessoa ou empresa projetar e vender processadores sem precisar pagar royalties.

Durante o evento, o professor Fernando Pereira palestrou sobre o Projeto u32BR, que envolve cinco Universidades Federais do Brasil: Campina Grande (UFCG), Paraná (UFPR), Santa Maria (UFSM), Brasília (UnB) e a de Minas Gerais (UFMG), além de várias empresas do ramo de eletrônica. Conforme o professor, ao Laboratório de Compiladores da UFMG coube a tarefa de projetar e implementar o software que irá proporcionar a criação ou o desenvolvimento de aplicativos para o microcontrolador u32BR em uma linguagem de programação alto nível. “Este software, chamado de SDK (do inglês Software Development Kit), consiste em um ambiente integrado de recursos de programação, tais como: drivers de dispositivos, bibliotecas e a cadeia de ferramentas de compilação que será usada na criação de aplicações para o chip u32BR”, explicou.

De acordo com Fernando Pereira, participar do projeto tem sido uma excelente oportunidade para as pessoas envolvidas. “O projeto envolve a construção de tecnologia de ponta e a geração de conhecimento pouco difundido pelo país. Tenho aprendido muito. Além disso, durante a execução deste projeto, pude ter o privilégio de trabalhar com colegas muito competentes, como o professor Andrei Rimsa, do CEFET-MG, que vem construindo todo o ambiente de configuração de software para o Micro32BR, e Guilherme Oliveira, aluno de nosso programa de mestrado, que ajuda a desenvolver software para os periféricos do novo processador. Com este projeto, esperamos contribuir, ainda que minimamente, para a construção de um país tecnologicamente soberano e próspero”, contou.

O Projeto u32BR é financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei 8.248, de 23 de outubro de 1991, conforme disposto no Art. 7º da Portaria MCTI 5.275, de 5 de novembro de 2021. Coordenado pelo professor da UFSM, João Baptista Martins, o projeto envolve mais de 50 pessoas, entre profissionais e estudantes de pós-graduação, e tem duração prevista de 30 meses.

A conferência RISC-V Brasil reuniu a comunidade de profissionais brasileiros dedicados a tornar o país independente no desenvolvimento de tecnologias essenciais, como semicondutores, processadores e microcontroladores. O evento contou com a participação da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da CEO da Fundação RISC-V International, Calista Redmond.