Compiladores

O Laboratório de Compiladores (LaC) tem por missão aumentar a produtividade dos programadores, permitindo-lhes utilizar linguagens de programação cada vez mais expressivas para controlar processadores cada vez mais complexos. Com tal intuito, os pesquisadores do LaC criam ‘pontes’ que conectam pessoas a máquinas, por meio de uma linguagem comum entendida nesses dois mundos.

Para cumprir a missão do laboratório, seus participantes desenvolvem técnicas de análise de programas e de otimização de código. Várias dessas técnicas são utilizadas em compiladores importantes, como a análise de divergências, presente em LLVM, e a especialização de valores, usada no Firefox.

Algumas das ferramentas desenvolvidas no laboratório têm hoje muitos usuários, como o compilador DawnCC, que paraleliza programas automaticamente, Psyche-c, que faz a inferência de tipos na linguagem de programação C e Enfield, um alocador de qubits para computadores quânticos. Tais ferramentas, e a teoria por trás delas, surge de pesquisa de ponta, atualmente aplicada no desenvolvimento de compiladores para sistemas embarcados, para navegadores web, para GPUs ou até mesmo para aceleradores quânticos. Vários desses projetos são financiados por empresas privadas, como Intel, Google, Nvidia e LG Electronics. Essas mesmas empresas absorvem os mestres e doutores formados pelo laboratório.

Aliando prática e teoria, os pesquisadores do LaC contribuem para aumentar a qualidade de programas, tornando-os mais rápidos, mais energeticamente eficientes e mais seguros.

Acesse o site do laboratório para saber mais

Equipe do LaC

Fernando Magno Quintão Pereira

Fernando Magno Quintão Pereira

Coordenador

ICEx/DCC, sala 7322

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo