A professora Raquel Prates encerra, nesta quarta-feira (9), sua gestão como chefe do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. Após dois anos à frente do cargo, sendo a primeira mulher a exercer tal função, ela passa a liderança ao professor Heitor Ramos, que foi seu vice nesse período e assume agora como chefe, tendo como vice o professor Adriano Pereira.
Raquel deixa a chefia com a sensação de missão cumprida e com um legado marcado por avanços estratégicos importantes, como a criação de dois novos cursos – o Bacharelado em Ciência de Dados (BCD) e o Bacharelado em Engenharia da Computação (BEC) – e a reformulação do ingresso nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, que agora compartilham um tronco comum.
Durante sua gestão, também foram contratados quatro novos docentes, com um quinto processo em andamento, e conduzido um processo de planejamento estratégico que envolveu todo o corpo docente na definição de direções futuras para o departamento.
Desafios e aprendizados
Para a professora, o maior desafio da chefia foi conciliar o planejamento estratégico de longo prazo com as demandas operacionais do cotidiano. “Gerenciar a agenda para dar conta de tudo foi um exercício constante”, conta.
Sobre seu estilo de liderança, Raquel destaca a abertura ao diálogo. “Acho que foi uma gestão de comunicação transparente – com as portas sempre abertas para as pessoas compartilharem ideias, desafios e pensarmos juntos nas soluções”, diz.
A experiência trouxe aprendizados valiosos, tanto pessoais quanto profissionais. “Aprendi muito sobre gestão, algo para o qual não tinha formação prévia. Descobri também a complexidade dos processos que mantêm o DCC funcionando em alto nível nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, afirma.
Legado e expectativas para a nova gestão
Mesmo reconhecendo os desafios enfrentados, Raquel afirma que a experiência superou as expectativas. “Gostei mais da experiência do que eu havia imaginado. É uma oportunidade de pensar o DCC como um todo”, avalia.
Sobre a transição, ela se mostra tranquila e otimista. “O Heitor foi meu parceiro nesses dois anos e tenho plena confiança em sua competência e seriedade. O Adriano também é alguém muito comprometido e dedicado. Juntos, farão uma excelente gestão.”
Entre os projetos que espera ver consolidados nos próximos anos, Raquel cita o andamento das propostas do planejamento estratégico, a estruturação dos novos cursos e iniciativas de reestruturação administrativa iniciadas recentemente.
Planos e agradecimento
Com o fim da chefia, Raquel pretende retomar com mais intensidade suas atividades de pesquisa no grupo PENSi, além de seguir colaborando com iniciativas do departamento. “A contribuição de todos no DCC é muito importante, e quero continuar participando”, afirma.
Ao se despedir da liderança, ela deixa uma mensagem de gratidão à comunidade do DCC. “Queria agradecer a todos – professores, técnicos administrativos e alunos – pela confiança, disponibilidade e colaboração ao longo desses dois anos. Muito obrigada!”, disse grata.