Centro de Análise e Modelagem de Performance de Sistemas

No início da década de 1990, empresas e governos buscavam por pesquisas e pesquisadores que pudessem apontar com os sistemas de computação que estavam instalando operariam e como responderiam às suas demandas. A computação era uma área que começava a ser explorada, exponencialmente, pelos usuários. Neste contexto, naquela mesma década foi criado, pelo professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida, o laboratório CAMPS, objetivando estudar o funcionamento dos sistemas de computação, dando especial enfoque para a performance. Atualmente fazem parte do laboratório, além do professor Virgílio Almeida, coordenador, os professores Dorgival Guedes, Jussara Almeida, Marcos André Gonçalves e Wagner Meira Júnior.

As primeiras pesquisas desenvolvidas no âmbito do CAMPS tratavam da análise de modelagem de desempenho de sistemas de computação, utilizando-se de ferramentas matemáticas para representá-los. Elas foram embasadas na Teoria das Filas, opção para modelagem dos sistemas de computação, e nas representações realizadas por meio das Redes de Petri. Em 1994 o professor Virgílio Almeida publica, nos Estados Unidos e em coautoria com os professores Daniel A. Menascé e Lawrence W. Dowdy, o livro intitulado ‘Capacity Planning and Performance Modeling: from mainfraimes to client-server systems’. A publicação se mostrou uma experiência enriquecedora para o laboratório, uma vez que o processo de escrita se deu por meio da internet, enquanto ela ainda existia de forma inicial em todo o mundo. Além disso, o livro ainda reflete umas das principais características do laboratório: a busca pela colaboração com professores do exterior. O laboratório mantém relações de pesquisa com professores em países como Estados Unidos, Alemanha, Coreia e Holanda.

Os trabalhos de pesquisa realizados no CAMPS prezam pela agregação entre conhecimentos teóricos e aplicações práticas. Um dos primeiros projetos desenvolvidos pelos pesquisadores foi realizado em colaboração com a HP (Hewlett-Packard Company), ainda na década de 1990, onde o foco da pesquisa estava destinado para a definição de formas de entender o funcionamento dos sistemas de computação e, posteriormente, de otimizá-los.

Com a chegada dos anos 2000, houve certa reconfiguração dos interesses do CAMPS, migrando para a web. O laboratório então passa a destinar atenção ao conjunto de computadores representado pela internet e ao conjunto de dados agenciados pela web. Uma das principais pesquisas desenvolvidas naquele momento apontam para a definição do fenômeno conhecido como ‘localidades de referência’. As pesquisas, com a mudança de enfoque, passam a buscar entender a interação entre pessoas e máquinas.

Atualmente o laboratório trabalha em áreas como modelagem da localidade de referência na web, do comportamento de usuários nas redes sociais e de ações maliciosas. Os pesquisadores ligados ao CAMPS desenvolvem pesquisas de natureza multidisciplinar, visando aplicações práticas e que ajudem a entender melhor o ciberespaço. As pesquisas em desenvolvimento lidam com análise de discriminação e tendências na internet, direito ao esquecimento e interação entre línguas extintas e/ou com pouco uso, entre outros temas.

Desde a década de 1990, apesar das modificações de enfoque, o CAMPS vem buscando pelo entendimento quantitativo dos sistemas de computação, culminando hoje na intenção de compreender o funcionamento e buscar soluções para problemas essencialmente associados ao ciberespaço. Estas pesquisas passam, sobretudo, por dois eixos fundamentais: a forte colaboração internacional e a importante participação de alunos de graduação. Atualmente o professor Virgílio Almeida é Professor Visitante na Universidade de Harvard, tendo interesse nos trabalhos desenvolvidos no ‘Berkman Klein Center for Internet & Society’, grupo voltado para a relação entre os campos da Computação e do Direito, uma nova área de pesquisa para o CAMPS.

Equipe do CAMPS

virgilio