Carreira e empregabilidade: estudo aponta que mestres e doutores têm média de empregabilidade 5 vezes maior do que a média brasileira

Estudo feito pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o relatório Brasil: Mestres e Doutores 2024, divulgado no início deste mês, 04/06, apontou que além de aumentar o registro de mestres e doutores, o índice de pós-graduados com emprego formal em 2021, mais que dobrou em relação ao patamar de 2009. Assim, neste período, o crescimento do número de empregos formais para mestres foi de 139% e, para doutores, de 192%. Esses números são de cinco a sete vezes superiores ao crescimento do emprego formal total no Brasil no mesmo período, que foi de 26%.

De acordo com a pesquisa, o mercado de trabalho dos mestres e doutores têm características peculiares, sendo mais resilientes às crises da economia. Em anos em que houve queda do Produto Interno Bruto (PIB), como em 2015, 2016 e 2020, as taxas de crescimento de empregos para profissionais com pós-graduação mantiveram-se positivas, na contramão da média do mercado. “Isso tem a ver com o fato de muitos desses profissionais estarem empregados no setor público, mas também por se tratar de um tipo de mão de obra especializada e sofisticada, difícil de substituir”, afirma a assessora técnica do CGEE e que coordenou o estudo,Sofia Daher.

Ainda segundo o estudo, a participação de mestres e doutores no mercado cresceu, em comparação com 2009, sendo 58% no caso dos doutores e em 14% dos mestres. No caso destes últimos, as áreas de maior empregabilidade em 2021 foram as de linguística, letras e artes, com 67,1% dos titulados com emprego formal, e a de ciências exatas e da Terra, com 67,0%. Já para os doutores, as maiores taxas foram registradas em ciências exatas e da Terra (78,9%) e ciências sociais aplicadas (77,4%).

Além das questões apontadas na pesquisa realizada pelo CGEE, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, uma pós-graduação aumenta o salário em até 225%. Para o professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG e do Departamento de Ciência da Computação da universidade, Aldri dos Santos, um curso de pós-graduação, além do desenvolvimento de uma educação e de uma pesquisa de ponta, seja prática ou teórica, possibilita aos mestres e doutores o aprimoramento do pensamento crítico e das tomadas de decisões. “Isso se reflete em profissionais mais efetivos que trazem valor para as finalidades de mercado das empresas e em ganho de produtividade. Além de permitir a construção de uma carreira e alcançar postos estratégicos. Logo, essa formação deve ser valorizada pelo mercado, particularmente em ambientes mais competitivos, como os de tecnologias”, afirmou.