Um projeto de extensão do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG está democratizando o acesso à programação competitiva. Por meio do canal Maratona UFMG, no YouTube, produzido pelos próprios estudantes, são oferecidos vídeos didáticos gratuitos que aproximam jovens do universo dos algoritmos e da resolução de problemas. A iniciativa busca despertar o interesse pela computação, em particular atraindo participantes para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), voltada para estudantes de ensino fundamental e médio, fortalecer a formação de estudantes universitários da área e ampliar o interesse por torneios nacionais e internacionais, como a OBI e a Maratona SBC de Programação.
A proposta é coordenada pelo professor Vinicius Fernandes dos Santos, com co-coordenação do professor Guilherme de Castro Mendes Gomes, ambos do DCC, e conta com a colaboração dos alunos voluntários de doutorado, mestrado e, em sua maioria, graduação. Ao longo das próximas quatro semanas, novos vídeos serão postados nas segundas, quartas e sextas-feiras. Segundo o professor Vinicius, os vídeos são ótimos para quem está querendo participar da Maratona ou, para alunos de ensino fundamental e médio, da OBI, mas não sabe por onde começar. “Os voluntários do projeto têm investido um tempo significativo na elaboração dos vídeos, de forma a produzir um conteúdo de qualidade e acessível. Estou muito feliz com o material que vem sendo produzido”, afirma.
Considerando que a computação é um dos pilares de maior impacto econômico e social na sociedade, e que o domínio de algoritmos é essencial em qualquer sistema computacional, competir nesse campo, além de ser uma forma lúdica de aprendizado, contribui para o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho e para a atração de novos talentos para a área de tecnologia. Combinando a produção de vídeos, aulas presenciais, competições virtuais e palestras entre as iniciativas do projeto, a equipe busca criar um ambiente estimulante de aprendizado.