Artigo sobre monitoramento no WhatsApp de grupos políticos brasileiros é premiado no SBBD 2024

No último dia 16 de outubro, o aluno do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Daniel Kansaon, além dos professores do DCC, Fabrício Benevenuto,  da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Márcio Inácio da Silva, e da Universidade Federal de Viçosa, Philipe Melo, apresentaram o artigo “Monitor de WhatsApp 2.0 – Monitoramento de Grupos Políticos Brasileiros no WhatsApp”, durante o 39º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2024), e ganharam o prêmio de melhor artigo na categoria demonstração.

Segundo os organizadores, o SBBD é a principal conferência Científica do Brasil e da América Latina em Big Data, Engenharia e Ciência de Dados, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (entidade científica sem fins lucrativos). “A finalidade do evento é ser um fórum de discussão de temas recentes sobre o manuseio de dados e sua importância em aplicações atuais, tal como sua utilização em modelos de inteligência artificial. O evento reuniu estudantes, pesquisadores, profissionais, governo e sociedade para a divulgação e discussão de resultados de pesquisa e inovação no contexto de soluções dirigidas a dados”, explicaram. 

Ainda segundo os organizadores, a realização do SBBD traz impacto na conscientização da importância deste tipo de atividade na formação do pesquisador júnior. “Estudantes de pós-graduação e graduação têm relatado que a participação em eventos traz gás, motivação, empolgação e muitas ideias novas. Os estudantes se sentem entusiasmados com suas pesquisas quando retornam de eventos, onde podem participar de brainstorms com pesquisadores de renome, que participam de eventos internacionais e que trazem ao SBBD as últimas inovações. O SBBD possibilita uma forma única de imersão nos tópicos discutidos”, afirmaram.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo