Alunos do DCC/UFMG são premiados no Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software do CBSoft

Os alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, João Eduardo Montandon e Rodrigo Brito, orientados pelo professor Marco Túlio de Oliveira Valente, foram premiados no Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software, que fez parte do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software – SBES 2022, ocorrido no início de outubro. O concurso visou divulgar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Engenharia de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil no ano de 2021. Foram premiadas as teses e dissertações com contribuição significativa e destacada para a área científica de Engenharia de Software além de relevante impacto para a sociedade e para a indústria de software.

Com o título “Mining the Technical Skills of Open Source Developers” (Mineração de Habilidades Técnicas de Desenvolvedores de Projetos de Código Aberto), a tese do Montandon trata da contínua e crescente escassez de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) na indústria ao longo dos últimos anos e, para contornar este problema, as empresas de TI têm recorrido às comunidades digitais de desenvolvimento—tais como GitHub e Stack Overflow—na busca de novos talentos para atender às suas necessidades. “Neste contexto, a nossa tese propôs e avaliou métodos que pudessem identificar as habilidades técnicas dos desenvolvedores de software de forma automatizada. Para isso, levantamos o perfil do desenvolvedor na ótica de empresas de TI, e estudamos métodos para identificar habilidades técnicas em duas situações: (a) uma perspectiva mais geral, detectando sua área de atuação; e (b) de forma mais específica, identificando seu nível de conhecimento em tecnologias específicas”, explicou.

Já a dissertação do Brito, com o título “RAID: Tool Support for Refactoring-aware Code Reviews”, tratava de uma importante prática  no desenvolvimento de software: a revisão do código. “Além de detectar falhas, a revisão de código contribui para a qualidade do código e transferência de conhecimento. No entanto, a revisão do código leva tempo e exige uma análise detalhada e demorada de diffs textuais. Particularmente, detectar refatorações durante as revisões não é uma tarefa trivial, uma vez que as refatorações não são representadas em diffs. Para isso, nós desenvolvemos uma solução denominada RAID: uma ferramenta de diff inteligente que identifica atividades de refatoração e instrumenta os diffs com informações de atividades de refatoração. Nosso objetivo foi aliviar o esforço cognitivo associado a revisões de código, detectando automaticamente as operações de refatoração incluídas nas solicitações de pull requests”, contou.

De acordo com o professor Marco Túlio, foi uma satisfação ter a dupla premiação no CTD-ES, já que cada uma delas representa um selo final de qualidade para os trabalhos realizados pelos alunos. “O doutorado do João, na minha opinião, tocou em uma questão central atualmente em computação: a escassez de engenheiros de software. Já o mestrado do Rodrigo foi bastante completo, pois envolveu a concepção e implementação de uma solução para code reviews “inteligentes”, bem como a sua avaliação em uma empresa por cerca de três meses”, concluiu.