Neste último final de semana, 18 e 19, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Emanuel Silva, Bernardo Amorim e Bruno Monteiro, além dos treinadores, ex-alunos e ex-componentes, Pedro Paniago e Rafael Grandsire, ficaram em segundo lugar (medalha de ouro) na final da Maratona SBC de Programação, sediada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Assim, a equipe “Humuhumunukunukuapua’a”, garantiu a participação na final mundial do ICPC, que será em novembro deste ano, em Sharm el Sheik, Egito.
Participaram da final os 62 times finalistas, qualificados na primeira fase da competição, ocorrida em outubro de 2022, dentre os 556 times de 170 universidades de todo o país. Durante o evento, os competidores puderam conhecer o campus da UFMS, assim como o recém-inaugurado aquário da cidade.
O professor do DCC e juiz-chefe da Maratona de Programação, Vinícius Fernandes dos Santos, contou que esta mesma equipe ganhou medalha de ouro na competição do ano passado. “Mais uma medalha de ouro (segunda colocação) e mais uma classificação para o mundial do Egito. Como era a mesma equipe do ano passado e os dois mundiais serão unificados, apesar de duas classificações, eles terão apenas uma participação no mundial. Este é o fechamento de um ciclo, com a “aposentadoria” da maior parte do time e, provavelmente, dos técnicos. Aproveito para ressaltar a consistência desta equipe que conseguiu uma excelente colocação. Eles foram 1º ou 2º lugares em todas as competições de 2021 e 2022, que incluem a Maratona Mineira e todas as da Maratona da SBC”, contou orgulhoso.
Todos os resultados podem ser vistos na página do evento, Facebook e Youtube, assim como muitas fotos e vídeos de toda a festa: https://maratona.sbc.org.br/result22.html; https://www.facebook.com/maratona; https://www.youtube.com/@MaratonaSBC