Alunos do DCC são destaque na final brasileira e da América Latina da Maratona de Programação 2024

Muito orgulho! Esta é a definição dos técnicos, alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Alan Cabral Trindade Prado e Emanuel Juliano Morais Silva, e de todo o departamento, pelas conquistas das duas equipes do DCC que participaram da final brasileira da Maratona de Programação 2024. A equipe “Torcida Pão de Alho™”, composta pelos alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG: Gabriel Martins, Gustavo Cruz e Kaio Henrique Vieira, ficaram em segundo lugar na final brasileira e também da América Latina, ocorrida em novembro, em João Pessoa, na Paraíba. Já a equipe “TwoAndAHalfWomen”, composta pelos estudantes Bárbara Duarte, Indra Matsiendra e Leandro Freitas, ficou em 33º na etapa brasileira entre as 63 equipes participantes e em 110º lugar na etapa da América Latina, entre as 490 equipes concorrentes. Com esse resultado, a equipe “Torcida Pão de Alho™” irá participar, em Salvador, da final latino-americana.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Nasceu das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais da competição de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da super-regional latino americana do evento.

A competição se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc.), e, segundo seus organizadores, promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. “A cada ano, observa-se que as instituições de ensino e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam do evento. Várias instituições de ensino superior do Brasil desenvolvem competições locais para escolher seus melhores times para competirem na Maratona de Programação, e os melhores na Final Nacional (regional latino-americana) são selecionados para participarem das Finais Latino-Americanas do evento, a “Programadores de América” onde são selecionados os time s que representam a América Latina nas finais mundiais do ICPC”, explicam.

Fotos de autoria dos organizadores da Maratona de Programação

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo