Alunos do DCC apresentam trabalho em conferência na Alemanha

Os alunos do curso de Ciência da Computação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Matheus Felipe Akira de Assis Oliveira e Diogo Tuler Chaves, apresentaram, na última semana, durante a conferência “Computing in Cardiology 2024”, ocorrida em Karlsruhe, na Alemanha, trabalhos desenvolvidos em projetos de Iniciação Científica no âmbito do CIIA-Saúde. Os alunos são orientados pelos professores Wagner Meira Jr. e Gisele Pappa (DCC-UFMG), e Antônio Ribeiro e Gabriela Miana (Medicina e CTS-HC da UFMG).

Computing in Cardiology (anteriormente Computers in Cardiology) é uma conferência científica internacional realizada anualmente desde 1974. O CinC oferece um fórum para cientistas e profissionais das áreas de Medicina, Física, Engenharia e Ciência da Computação para discutir suas pesquisas atuais em tópicos relacionados à Computação em Cardiologia Clínica e Fisiologia Cardiovascular.

Segundo Matheus, o foco do seu projeto está na segmentação de sinais de eletrocardiogramas (ECGs), que é o processo de identificar e marcar automaticamente diferentes ondas e intervalos em um sinal de eletrocardiograma, como a onda P, o complexo QRS e a onda T. “A segmentação é crucial porque permite a análise detalhada das funções cardíacas, ajudando na detecção de anomalias e distúrbios”, contou. Já Diogo, contou que seu projeto foca no desenvolvimento de métodos automáticos para detectar distúrbios cardiovasculares utilizando eletrocardiogramas (ECGs). “Esses métodos têm sido essenciais por décadas, mas, com o avanço do aprendizado profundo (deep learning), sua precisão e potencial se expandiram significativamente. O objetivo central da minha pesquisa é introduzir um modelo Mixture of Experts (MoE) que aproveita o conhecimento hierárquico de cardiologistas para identificar com precisão seis principais rótulos clínicos relacionados a distúrbios de ritmo e condução, ultrapassando os limites do que é possível nessa área e estabelecendo um novo marco”, esclareceu.

De acordo com o professor Wagner, os projetos dos alunos trazem avanços científicos e técnicos concretos, tanto que foram aceitos e apresentados em uma conferência tão relevante quanto a CinC. “O reconhecimento dos projetos em fóruns internacionais é o resultado de muito trabalho não apenas do Matheus e do Diogo, mas de todo um ambiente de pesquisa de ponta existente no laboratório Speed do DCC/UFMG e no CIIA-Saúde em grau mais amplo. Felizmente, tem sido cada vez mais comum trabalhos dos nossos alunos, em particular de graduação, serem reconhecidos internacionalmente, o que não apenas premia o trabalho deles, mas também incentiva outros a seguirem o mesmo caminho”, afirmou.