Alunos de Ciência da Computação e Matemática Computacional ganham medalha de bronze na Maratona de Programação 2020

Pela primeira vez UFMG ganha duas medalhas em competição com adversários nacionais e internacionais

No dia 10 de julho, as equipes Xerebêlerebébis e GTA: Grover’s Street Algorithms, compostas por alunos da Ciências da Computação e de Matemática Computacional, após dez meses da primeira fase, que iniciou em 14 de novembro de 2020, ganharam a medalha de bronze na Maratona de Programação 2020. É a primeira vez que a UFMG ganha duas medalhas na competição, que corresponde ao número máximo de times que podem participar da final por instituição. Devido à pandemia do Coronavírus e à impossibilidade de realizar o evento de forma presencial, a disputa foi adiada por diversas vezes, sendo finalizada somente neste ano.

Participaram pela equipe  Xerebêlerebébis, os alunos de Ciência da Computação Bruno Maletta Monteiro, Emanuel Juliano Morais Silva e Rafael Grandsire de Oliveira. Já pela equipe GTA: Grover’s Street Algorithms, estiveram na competição os alunos de Matemática Computacional Célio Pereira dos Passos Júnior, Matheus Aquino Motta e Matheus Resende Guedes.

De acordo com o professor do DCC, Vinícius Fernandes dos Santos, esse é o fruto de muito estudo e dedicação dos estudantes. “Eles mantiveram a rotina de treinamento, apesar das dificuldades, e, também, tiveram a contribuição de diversos ex-competidores que compartilharam seus conhecimentos, como o técnico Pedro Papa Paniago, o ex-técnico Dilson Guimarães e o professor Maurício Collares, da Matemática, dentre muitos outros. Outro indicativo do nível de treinamento e da evolução de nossos alunos pode ser observado no fato de que a UFMG é a única instituição brasileira entre as 100 primeiras do CodeForces, principal site de treinamento de programação competitiva”, afirmou.

Acesse as fotos dos times premiados no link

https://photos.app.goo.gl/Gp8qTmUocRmWvavD8 e o resultado completo está disponível, temporariamente, na página https://global.naquadah.com.br/boca/ScoreBrasil/