Alunos da UFMG participam da Olimpíada Brasileira de Informática 2024

Ocorreu hoje, 14, nos laboratórios 2011 e 2012 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, coordenado pelo professor do Departamento de Ciências da Computação (DCC), Vinicius Fernandes dos Santos, a prova da Olimpíada Brasileira de Informática 2024 (OBI) – Modalidade Programação Sênior. A competição é organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia, é promovida pela Sociedade Brasileira de Programação (SBC) e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp.

Além de estudantes do ensino fundamental e médio, a OBI também permite a participação de estudantes no primeiro ano de graduação, 1º e 2º semestres, na modalidade Programação Sênior. Desta forma, há vários anos, o DCC/UFMG tornou-se sede da competição, organizando e promovendo a prova aos alunos da universidade, além de incentivar o treino dos interessados. Para tanto, todas as sextas, na parte da tarde, o laboratório 2012 do ICEx encontra-se reservado para treinos de programação competitiva, o que ajuda os alunos que irão participar da OBI ou de outras competições nacionais e internacionais.

Com duração de 2 horas, a prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, como noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

Neste ano, se inscreveram 33 alunos de diversos cursos da UFMG, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia Elétrica. Para o professor Vinicius, a competição é de grande importância e vai ao encontro do objetivo do evento, ou seja, despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação, por meio de desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.