Os alunos dos cursos de Ciência da Computação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG — Arthur Buzelin, Caio Santana, Lucas Dayrell, Pedro Augusto Bento, Samira Malaquias e Yan Aquino —, juntamente com os professores, Gisele Pappa e Wagner Meira Jr., estão participando, em Trieste, na Itália, do EvoStar 2025, onde apresentarão o artigo “Evolutionary Bias Identification with Embeddings”.
Segundo os autores, o artigo apresenta o EBIE (sigla em inglês que significa Identificação de vieses por meio da evolução de Embeddings), um novo método para ajudar a combater o viés algorítmico em tarefas de processamento de linguagem natural (PLN). “O método aproveita a poderosa representação de embeddings de palavras por meio de um algoritmo evolucionário, com foco em tarefas de classificação. O EBIE monitora mudanças em dimensões individuais de embedding ao longo de gerações e, ao rastrear essas mudanças dimensionais, identifica quais partes do embedding são mais responsivas às mudanças realizadas por operações genéticas. Dessa forma, esses insights revelam características críticas que influenciam as decisões do modelo e expõem vieses latentes embutidos nos classificadores de PLN”, explicaram.
O EvoStar é organizado pela SPECIES, a Sociedade para a Promoção da Computação Evolutiva na Europa e seus Arredores. Essa sociedade acadêmica sem fins lucrativos tem como objetivo promover o pensamento algorítmico evolucionário, inspirado em algoritmos paralelos derivados de processos naturais, oferecendo um fórum para troca de informações e intercâmbio de conhecimentos.