Aluno do DCC apresenta ferramenta no CBSoft 2025

Entre os dias 22 e 26 de setembro, em Recife (PE), ocorreu a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), um dos principais eventos da área de Computação no país, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O congresso reuniu diversas atividades da comunidade de Engenharia de Software, com destaque para o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), considerado o maior evento da área na América Latina e reconhecido pela publicação de pesquisas de alta relevância, que conectam teoria, prática e indústria.

Durante o SBES 2025, João Vitor Bicalho, aluno de Sistemas de Informação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, apresentou o trabalho “DABCheck: Um Plugin para Detecção de Mudanças Disruptivas em Argumentos-Padrão de Bibliotecas Python”, na Trilha de Ferramentas. O artigo foi desenvolvido com o ex-aluno do DCC, Gabriel Lima Barros, e o professor do departamento João Eduardo Montandon. A pesquisa apresenta o DABCheck, um plugin para as IDEs PyCharm e Visual Studio Code que auxilia desenvolvedores a detectar automaticamente quebras de compatibilidade causadas por alterações em argumentos-padrão de bibliotecas Python populares, como NumPy, Pandas e Scikit-Learn. Atuando como um linter, a ferramenta identifica em tempo real potenciais riscos no código e sugere correções.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo