No último sábado, 15, sete alunas do Departamento de Computação (DCC) da UFMG, Bárbara Martins, Caroline Campos, Izabela Tavares, Isabela Fernandes, Etelvina Costa, Indra Matsiendra e Laila Melo, participaram da final da Maratona Feminina de Programação (MFP), realizada em Campinas, e que visa aumentar a presença feminina na programação competitiva.
Para participar do evento, as meninas fizeram uma seletiva on-line que contou com mais de mil inscritas. Nesta oportunidade, as estudantes ficaram entre as melhores colocadas, o que as garantiu uma vaga na final. Na competição em Campinas, houve um destaque para a aluna Caroline Campos, que ganhou segundo lugar na categoria “iniciantes”, uma premiação feita para meninas que nunca haviam competido anteriormente.
Segundo o professor do DCC, Vinícius Fernandes dos Santos, a participação feminina em eventos de programação competitiva vem aumentando. “Ano passado apenas três meninas participaram da Maratona Feminina, esse ano o número cresceu para sete, o que nos deixou muito felizes!”, comemorou.
Além da MFP, o número de mulheres vem crescendo em outras competições. Ano passado, o time “Two and a half women”, com Bárbara Martins, Indra Matsiendra e Leandro Freitas chegou à final brasileira da Maratona SBC, em Chapecó. Já este ano, a competidora Indra Matsiendra participou da Maratona Mineira, em Monte Carmelo.