No último sábado, 24, as estudantes ligadas ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Bárbara Martins Ribeiro Duarte, Melissa Teixeira Forlane dos Reis e Luiza de Melo Gomes, participaram da primeira edição da Maratona Feminina de Programação. Uma competição individual voltada para incentivar a participação de mulheres e pessoas não-binárias na Maratona SBC de Programação, a competição ocorreu presencialmente na Unicamp, além de ter uma competição não oficial paralela on-line. Segundo o professor do DCC e diretor de problemas da Maratona de Programação, Vinícius Fernandes dos Santos, houve o interesse de dez representantes da UFMG, mas por impedimentos de agenda, apenas três estudantes participaram. “Tínhamos ao menos dez alunas interessadas, mas por questões do calendário acadêmico, com a proximidade de provas e trabalhos, apenas três puderam de fato viajar para participar”, explicou.
Além das colocações tradicionais, houve também destaque para as competidoras iniciantes mais bem-sucedidas. Segundo o professor, enquadraram-se na categoria iniciante alunas que nunca haviam participado da Maratona SBC de Programação. “Nesta categoria, a aluna do curso de Matemática Computacional, Bárbara Duarte, conquistou a terceira colocação, além da 14ª colocação geral, resolvendo um total de cinco problemas e terminando empatada em número de problemas resolvidos com a terceira colocada”, contou.
Luiza Gomes, que cursa Sistemas de Informação, e Melissa dos Reis, de Matemática Computacional, também tiveram ótimos resultados, resolvendo quatro problemas cada e terminando nas 16ª e 28ª colocações respectivamente, de um total de mais de 100 participantes. Luiza e Bárbara estão no 5º semestre de seus cursos e nunca haviam participado da Maratona, já Melissa, cursa o 3º semestre e participou uma vez. “Estamos muito orgulhosos das meninas, deram um show! Esperamos ter uma participação cada vez maior delas, sabemos que têm muito potencial e irão conseguir resultados cada vez melhores!”, disse Santos orgulhoso.