Alunas da UFMG conquistam ouro na Maratona de Programação Minas de Minas

As estudantes dos cursos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e de Engenharia de Produção da UFMG brilharam na Maratona de Programação Minas de Minas, realizada no último dia 4 de outubro, em Uberaba (MG). O evento, que tem como objetivo incentivar a presença feminina na área de computação e tecnologia, contou com a participação de várias equipes formadas por mulheres de todo o estado — e as representantes da UFMG se destacaram em todas as etapas da competição, conquistando inclusive o primeiro lugar geral e a medalha de ouro.

O time “3 Espiãs de C++”, formado por Indra Matsiendra Cardoso Dias Ribeiro e Camila de Almeida Ribeiro, ambas do curso de Ciência da Computação, alcançou o primeiro lugar geral e levou a medalha de ouro.

Outra equipe de destaque foi a “Ladyfixbug”, composta por Bárbara Martins Ribeiro Duarte (Matemática Computacional), Etelvina Costa Santos Sá Oliveira e Caroline Campos Carvalho (ambas de Ciência da Computação). O trio alcançou o 4º lugar geral e conquistou a medalha de bronze, reforçando o excelente desempenho das representantes da UFMG na maratona.

A UFMG também marcou presença com outras duas equipes que tiveram excelente participação: o time “Monster Hack”, formado por Brisa do Nascimento Barbosa e Letícia dos Santos Caldeira (Matemática Computacional) e Júlia Souza Moura (Ciência da Computação), alcançou o 21º lugar geral. Já o “Lilo & Script”, composto por Isadora Cunha Pimentel (Sistemas de Informação) e Amanda Fernandes Alves (Engenharia de Produção), ficou em 15º lugar geral.

Esta maratona é uma iniciativa que busca promover a participação feminina na programação e no pensamento computacional, áreas ainda marcadas pela baixa representatividade de mulheres. O excelente desempenho das alunas da UFMG demonstra não apenas competência técnica, mas também o protagonismo crescente das mulheres da universidade em competições de tecnologia e inovação.

Segundo o professor do DCC, Vinicius Fernandes dos Santos, é um orgulho ver o resultado das meninas nas competições. “É muito gratificante ver nossas alunas se destacando em um evento que valoriza a presença feminina na computação. Essas oportunidades dão visibilidade a seus talentos e dedicação e inspiram outras meninas a seguirem o mesmo caminho”, ressaltou.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo