Academia Brasileira de Ciências lança documento com recomendações sobre Inteligência Artificial

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançou, na quinta-feira (9), no auditório da sede da ABC, no Rio de Janeiro, o relatório “Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil”. O documento foi produzido sob a coordenação do professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e vice-presidente da ABC para a região Minas Gerais e Centro-Oeste, Virgilio Almeida, e mais 16 pesquisadores de diferentes áreas e outras regiões do país. Fizeram parte do grupo os também professores do DCC, Nivio Ziviani e Wagner Meira Júnior.

Segundo consta no relatório, caso não haja investimentos na área, o Brasil poderá sofrer impactos extremamente negativos. “O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação à inteligência artificial (IA). E o cenário atual traz um alerta: sem investimento adequado na área, o Brasil pode ter um declínio tecnológico com impactos sem precedentes, porque a lacuna entre os países na vanguarda dos investimentos na tecnologia e os demais cresce a níveis exponenciais”, concluíram os cientistas.

O lançamento ocorreu de forma híbrida, presencialmente na sede da ABC e com transmissão pelo You Tube da ABC (www.abc.org.br/transmissao). Durante o evento, os integrantes do grupo de trabalho fizeram uma apresentação sobre o tema e responderam às perguntas da imprensa.

Este tema teve repercussão na mídia, sendo: Andradas Hoje Online, Istoé e Acessa.com

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo