Durante uma das mais importantes conferências internacionais de engenharia de software, o professor André Hora ganhou o prêmio ACM Distinguished Paper Award com o trabalho “What Code Is Deliberately Excluded from Test Coverage and Why?”. O prêmio foi concedido pelo 18º IEEE/ACM International Conference on Mining Software Repositories (MSR 2021) realizado em Madri, na Espanha.
A pesquisa, na área de teste de software, analisa trechos de código que são intencionalmente não testados por desenvolvedores. Para isso, foi utilizada a técnica de cobertura de testes, que é amplamente adotada na indústria para avaliar a qualidade dos testes e identificar trechos de código testados e não testados em sistemas de software. Neste estudo, foi realizada uma análise empírica no ecossistema Python com o suporte da ferramenta Coverage.py.
Os resultados mostram que, frequentemente, os desenvolvedores tendem a excluir da cobertura trechos de códigos mais difíceis de serem testados, tais como código complexo, baixo nível, legado e não determinístico. A pesquisa é um primeiro passo para o desenvolvimento de ferramentas de cobertura de testes mais precisas e para a detecção de relatórios de cobertura de testes tendenciosos. Além disso, o resultado do trabalho também pode ser explorado por pesquisadores na área de geração automática de testes para evitar a criação de testes desnecessários. O objetivo final do estudo é contribuir para a melhoria da qualidade dos testes de software.
Veja abaixo os três ganhadores do ACM Distinguished Paper Award do MSR 2021:
* What Code Is Deliberately Excluded from Test Coverage and Why (UFMG)
* Fast memory-efficient neural code completion (Microsoft, University of Oxford, University of Edinburgh)
* Escaping the Time Pit: Pitfalls and Guidelines for using Time-Based Git Data (University of Nebraska-Lincoln)