Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações.
“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira” é o tema deste ano.
As ações do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações serão coordenadas pelo MCTI com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades que tratem do tema.
A finalidade do Mês é “mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência, Tecnologia e Inovações, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.” Além disso, o Mês irá se aliar à missão Institucional do MCTI de apresentar a produção de conhecimento e riqueza, alinhadas à melhoria na qualidade de vida da população brasileira de modo a permitir o debate acerca dos resultados, relevância e impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.
O Ministério da Ciência, Tenologia e Inovações considera o tema Inteligência Artificial como estratégico para o País e está apoiando a criação de oito Centros de Pesquisas Aplicadas na áreas: Saúde, Agricultura, Indústria, Cidades Inteligentes, Segurança e Defesa Cibernética, Governo. Ademais, o MCTI está elaborando a Estratégia Brasileira para Inteligência Artificial que tem como objetivo solucionar problemas concretos do país, identificando áreas prioritárias no desenvolvimento e uso das tecnologias relacionadas a IA nas quais há maior potencial de obtenção de benefício.
Outra ação importante é o programa IA² MCTI o qual objetiva apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento orientados ao desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial. O programa possui abrangência nacional e cria importante oportunidade para apoiar investimentos em projetos de P&D.