Estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e empreendedores das áreas de agrárias e da tecnologia da informação estão convidados para o evento de apresentação do Desafio de Startups para o setor lácteo. A entrada é gratuita. Inscrições: http://bit.ly/SPV_UFMG-Palestra-2909
Na próxima sexta-feira, 29, às 11 horas, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas (ICEX), da UFMG, mentores do agronegócio e de Tecnologia da Informação e Comunicação estarão em Belo Horizonte para uma rodada de apresentação do Ideas for Milk, o Desafio de Startups lançado pela Embrapa Gado de Leite que, em sua segunda edição, vai oferecer prêmio de R$ 20 mil aos vencedores. No ano passado, uma startup de BH, a SCL Rota, atual Milk’s Rota, foi a grande vencedora ao propor um sistema para a coleta do leite nas fazendas.
Vencer a edição 2016 do Ideas for Milk representou um salto de qualidade para a empresa que viu seu faturamento aumentar em 40% após a conquista do primeiro lugar na competição. O Desafio que ganhou repercussão internacional chamou a atenção dos produtores e dos laticínios e, segundo Otávio Fernandes, sócio-diretor da Milk’s Rota, além da ampliação da carteira de clientes, o aumento da rede de contatos alavancou o modelo de negócios.
O Ideas for Milk busca desenvolver soluções tecnológicas para os diversos setores produtivos da cadeia do leite – a mais extensa do agronegócio, presente em 99% dos municípios brasileiros e que emprega 4 milhões de pessoas, movimentando um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Na programação na UFMG, os mentores vão estimular a participação do público no Desafio, apresentando os principais temas, as vantagens de se investir no agronegócio e também vão esclarecer as dúvidas da plateia.
Saiba mais
O Ideas for Milk – Desafio de Startups – é uma competição nacional entre empreendedores que visa estimular ideias inovadoras de modelo de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT). As soluções devem promover a eficiência no setor lácteo. O sucesso da primeira edição, em 2016, chamou a atenção de investidores do Sillicon Valley ((EUA) e do governo da Índia – maior produtor mundial de leite – interessados em acompanhar o processo brasileiro de inclusão do agronegócio do leite na indústria 4.0. Proposto pela Embrapa Gado de Leite, o Ideas for Milk tem como parceiros a Carrusca Consulting, o Agripoint, o Qrânio e a Kick Ventures. Também integra o programa, o Vacathon, um inédito hackathon rural que será disputado, em dezembro, na fazenda da Embrapa, em Coronel Pacheco (MG), com a participação de 20 universidades brasileiras. As inscrições para o Programa devem ser feitas pelo site www.ideasformilk.com.br, até 5 de novembro. Podem participar startups de qualquer região do Brasil, com ou sem CNPJ, equipes informais ou em estágio mais avançado de desenvolvimento. O regulamento completo está disponível no site.