Os robôs que participam desta competição são completamente autônomos, controlados exclusivamente pelo computador de bordo ao qual estão conectados diversos sensores e atuadores. Esses robôs foram projetados e construídos por alunos de diferentes cursos de graduação no contexto da disciplina de Introdução à Robótica ofertada pelo DCC/UFMG no 1° semestre de 2017.
A competição aconteceu no dia 26 de Junho de 2017 às 17h30 no Auditório 3 do ICEx.
O tema deste ano foi Robôs Antibombas com a motivação de que minas terrestres deixadas após uma situação de guerra matam e mutilam milhares de pessoas todos os anos em diversos países. A desminagem de terrenos é uma tarefa muito perigosa, mas extremamente importante e necessária. Considerando isso, equipes altamente especializadas em robótica receberam a missão de criar o melhor robô autônomo para ajudar na detecção e remoção dessas minas. Os robôs têm o objetivo de localizar as possíveis minas terrestres que estão espalhadas pelo ambiente, coletá-las e levá-las até um local seguro. Mas será preciso tomar cuidado, pois alguns artefatos estão muito deteriorados e podem explodir a qualquer momento!
A equipe “404! Esse grupo não existe!”, formada pelos estudantes André Henrique Rodrigues, Pedro Henrique Nogueira de Rezende, Stella Diniz Urban, Tiago Melo Tannus, foi a vencedora da competição.
Veja o que saiu na mídia sobre a competição:
TV UFMG: https://youtu.be/7ZAAE-4D_kQ
Jornal Minas: https://youtu.be/nJblZcqI1EU