A primeira fase da XXI Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) será realizada no próximo sábado (10), nas 49 sedes espalhadas em todo o país, sete delas em Minas Gerais. Em Belo Horizonte as atividades acontecem na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). São mais de 2000 alunos de graduação e pós-graduação em Computação divididos em 784 equipes compostas por três estudantes e um técnico cada. Na sede de Belo Horizonte participarão 19 times, sendo seis deles compostos por estudantes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A sede de Belo Horizonte receberá times da PUC Minas, do DCC, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). As equipes devem resolver uma prova composta por um conjunto de até 12 problemas. “A Maratona de Programação é mais focada nas ideias para resolver os problemas do que na programação em si. Tipicamente é mais difícil pensar na solução do que programá-la”, destaca o professor do DCC, Vinícius Santos, um dos organizadores da maratona.
Os alunos que participam da Maratona de Programação devem gostar de resolver problemas. De acordo com Santos, “a maratona é uma oportunidade para os alunos colocarem os conteúdos de graduação na prática, principalmente as disciplinas mais teóricas, que dão uma bagagem de conhecimento”. A competição incentiva que os alunos tenham uma boa capacidade de resolver problemas. “Esta é uma complementação na formação dos alunos, ajudando a ficarem bem posicionados no mercado no futuro”, completa o professor do DCC.
A Maratona de Programação é um evento tradicional da SBC, organizado desde 1996. A primeira edição da Maratona teve sua final realizada em Belo Horizonte. Em comemoração aos 40 anos do Departamento de Ciência da Computação e aos 20 anos de realização da Maratona, a final voltará a ser realizada na cidade mineira, entre os dias 11 e 12 de novembro. Nesta primeira fase se classificam 60 equipes para a final, totalizando 180 estudantes e 60 técnicos. Destas 60 equipes, 10 serão medalhistas. Os melhores colocados na Final Brasileira se classificam para a final mundial do International Collegiate Programming Contest, organizado pela maior organização de computação do mundo, a Association for Computing Machinery, e realizado em Rapid City, nos Estados Unidos.
Saiba mais:
Página oficial da XXI Maratona de Programação
Página da Final Brasileira de 2016