Foram concluídas as atividades da disciplina Empreendedorismo em Informática, ofertada pelo Departamento de Ciência da Computação. Com cerca de 50 alunos inscritos, a disciplina foi encerrada com a apresentação dos 19 projetos de empresas criadas pelos alunos. Os projetos abrangeram diversos enfoques: as empresas podem ajudar desde aquele usuário que pretende fazer uma viagem ao exterior e não sabe quais os melhores lugares para visitar até aqueles que querem realizar o sonho de comprar um imóvel por um preço justo.
De acordo com o professor Renato Ferreira, responsável pela disciplina, um dos diferenciais das aulas foi o fato de elas terem sido elaboradas por ex-alunos do DCC, que hoje são empreendedores, e direcionadas para uma nova geração. “Eu comecei a ver um outro lado da moeda, conhecer uma nova geração, um novo modo de pensar, nesse ponto do empreendimento, foi muito enriquecedor”, relata Renato Ferreira.
Rodrigo Wenceslau, estudante do curso de Mestrado em Computação, foi um dos participantes da disciplina. Juntamente com Arthur Novi, eles aperfeiçoaram a empresa que já haviam criado no final de 2015, a DropCash. “Eles caíram do céu pra gente. Foi na hora certa que precisava e com o pessoal certo”, afirma o novo empreendedor. O pessoal certo são os empreendedores que ajudaram durante as aulas: eles possuem a experiência na área e a vontade de ajudar os jovens a criarem novas empresas. A DropCash possibilita que o troco para determinadas transações seja depositado diretamente na conta bancária do usuário, facilitando o dia a dia daquele que vende e daquele que compra.
Nem sempre as ideias dão certo na primeira tentativa. No entanto, Renato Ferreira lembra algo que foi destacado durante as aulas: “Não tem problema você estar errado, você pivota [muda], vai pra outra e vai pra outra, a ideia é ter essa mentalidade”. O importante é ter um objetivo. Rodrigo Wenceslau afirma que a vontade de empreender veio da sua trajetória. Mesmo já tendo trabalhado em empresas privadas, o sentimento era esse: “tenho que empreender”.
A disciplina de Empreendedorismo em Informática será ofertada novamente no segundo semestre de 2016, às quintas e sextas-feiras, de 11h10 às 12h50. A dinâmica permite que se alternem aulas teóricas e palestras proferida por empreendedores de Belo Horizonte. Nos 40 anos de história do DCC são vários os exemplos de empresas que foram criadas pelos alunos e que se tornaram conhecidas no cenário nacional e internacional. Hoje, diante de uma nova dinâmica, a das startups, o DCC dá espaço, mais uma vez, para que os alunos possam colocar em prática suas ideias, dando apoio e suporte para aqueles que têm o espírito de empreendedores.
Texto: Leylianne Alves/DCC