Inteligência Artificial responsável é tema de palestra no DCC/UFMG

Nesta sexta-feira, 10, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, a pós-doutoranda do Departamento de Ciência da Computação, Marisa Vasconcelos, irá proferir a palestra “From Political Discourse to Algorithmic Emotions: Interdisciplinary Paths to Responsible Artificial Intelligence”, como parte da série de seminários promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da universidade. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Abaixo leia o resumo da palestras, assim como o minicurrículo da pesquisadora.

Resumo: Algoritmos não são neutros: eles moldam emoções, percepções e estruturas sociais. Minha trajetória de pesquisa atravessa três fases investigativas que culminam na IA responsável: desde como algoritmos amplificam ou silenciam vozes, passando por lacunas de representação, até os limites da tecnologia para lidar a experiência humana. Combinando métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa integra perspectivas técnicas e sociais para discutir justiça algorítmica, diversidade cultural e os desafios éticos da IA, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas mais responsáveis, inclusivos e conscientes de seu impacto social.

Short Bio:
Marisa Vasconcelos, Ph.D.
Pesquisadora Sênior (Residência Pós-Doutoral) no DCC/UFMG e ex-Pesquisadora Sênior na IBM Research Brasil.

Marisa Vasconcelos é cientista da computação, especializada em computação social, IA responsável e implicações éticas da inteligência artificial. Sua pesquisa utiliza dados sociais para compreender o comportamento humano e abordar desafios sociais, como desinformação, discurso de ódio e representação cultural. Atualmente, concentra-se no desenvolvimento de métodos para avaliação de IA responsável e análise de seus impactos éticos, integrando frameworks técnicos e abordagens interdisciplinares. Durante 7 anos, na IBM Research, contribuiu e liderou projetos interdisciplinares em avaliação de IA, agentes conversacionais e auditoria de vieses, produzindo patentes e diversas publicações. Marisa completou sua graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação no DCC/UFMG, Brasil. Recebeu o Google Women in Technology Award e foi bolsista Fulbright na Boston University. Sua pesquisa busca conectar inovação técnica e impacto social, promovendo tecnologias mais inclusivas e responsáveis.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo