Aldri Luiz dos Santos


CNPq research fellow: 2

Research areas: Degrees:
  • PhD, Universidade Federal de Minas Gerais, 2004
  • MsC, Universidade Federal do Paraná, 1999
  • BsC,  Universidade Federal do Paraná, 1995
Room: 4333B
Phone: 7586
aldri@dcc.ufmg.br

Home page    Lattes    Google scholar 


Information extracted from Lattes platform

Last update: 2022/08/27

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5861-4414


Current projects

2022 a AtualDUST: Identificação e Ofuscação de Vulnerabilidades de Segurança e de Comportamentos na IoT - FAPESP e MCTIC / MCTIC/CGI - Projeto de Pesquisa - Regular - Chamada de Propostas (2021)
Esta proposta de projeto visa modelar e investigar formas automatizadas de identificar vulnerabilidades de segurança em ambientes IoT e propor métodos para ofuscar o vazamento de informação e comportamentos de dispositivos e usuários, prevenindo a perda de dados na transmissão das mensagens de rede (Data Loss Prevention in Motion).
Integrantes: Aldri Luiz dos Santos (coordenador), Michele Nogueira, Ricardo Tombesi Macedo, Aurora Trinidad Ramirez Pozo.
2022 a AtualPercepção de Eventos Críticos Urbanos Apoiado pelo Monitoramento e Disseminação de Dados em Redes Veiculares Colaborativas para Tratamento e Prevenção de Situações de Risco - EDITAL Nº 09/2021 DEMANDA UNIVERSAL
Eventos críticos urbanos acontecem de forma aleatória no tempo e espaço e podem impactar de diversas maneiras o dia-a-dia das cidades (e.g. cenários de conflitos, desastres naturais ou mesmo incidentes comuns). Portanto, as entidades públicas responsáveis pelo tratamento de eventos precisam ser alertadas de forma eficiente através de uma notificação rápida e precisa da existência destes eventos. As redes veiculares (VANETs) são uma alternativa para realizar a notificação das informações dos eventos críticos que surgem arbitrariamente. Estudos recentes sobre as VANETs mostram que relacionamentos entre os veículos podem criar uma rede de interesses e melhorar a troca de mensagens, estabelecendo assim uma rede social de veículos. Desta forma, é possível criar comunidades locais de veículos que compartilham interesses em comum e estão dispostos a colaborar para atingir um objetivo. Além disso, a partir dessa rede social, é possível utilizar técnicas de inteligência social para dar apoio à tomada de decisões das entidades gestoras. Assim, este projeto de pesquisa propõe uma solução capaz de dar suporte às autoridades públicas na tomada de decisões, permitindo ações mais eficazes na prevenção e tratamento de eventos urbanos, auxiliando por exemplo, na manutenção da segurança pública e na prevenção e mitigação de desastres. Esta solução é baseada em uma estratégia cooperativa, onde veículos que possuam relacionamentos sociais coordenam dinamicamente o monitoramento e a disseminação de dados de múltiplos eventos urbanos em tempo real. Mecanismos de computação na borda serão utilizados para diminuir problemas de latência e alta transferência de dados gerados pelos veículos
Integrantes: Fernando Menezes Matos (coordenador), Aldri Luiz dos Santos, Michele Nogueira, Danielle Rousy Dias da Silva, Ewerton Monteiro Salvador, Andrea Brito do Nascimento.
2021 a AtualINSURANCE: Serviços de Comunicação Resiliente Para a Integração de Redes Ultra Densamente Conectadas - Bolsa de Produtividade CNPq - Edital 2020
Este projeto pretende investigar e estabelecer uma resiliência inteligente, que leve em conta aspectos dinâmicos espaço-temporal e relacionais dos comportamentos humanos. Particularmente, pretende-se estudar modos de obter uma resiliência da informação e uma resiliência do aprendizado aos serviços de comunicação e disseminação de dados em ambientes integra-dos de redes ultra densamente conectados de dispositivos, ao propor métodos de gerenciamento de segurança ̧a dos dispositivos em redes e da privacidade dos dados trocados nos ambientes.
Integrantes: Aldri Luiz dos Santos (coordenador).
2021 a AtualTratamento de Eventos Críticos Urbanos Através de Dados Providos pelo Monitoramento com VSNs
Eventos críticos urbanos acontecem aleatoriamente no tempo e espaço e podem impactar no dia-a-dia das cidades, por exemplo, em cenários de conflitos, desastres naturais ou incidentes comuns. Portanto, entidades públicas responsáveis pelo tratamento de eventos precisam ser alertadas de forma rápida e precisa da existência destes eventos. Redes veiculares (VANETs) são uma alternativa para realizar a notificação dos eventos que surgem arbitrariamente. Estudos recentes utilizam relacionamentos entre veículos para criar uma rede de interesses e melhorar a troca de mensagens, estabelecendo assim uma rede social de veículos. A partir dessa rede social, técnicas de inteligência social são utilizadas para apoiar a tomada de decisões das entidades gestoras. Este projeto propõe uma solução para auxiliar as autoridades públicas na tomada de decisões, permitindo ações mais eficazes na prevenção e tratamento de eventos urbanos, ajudando por exemplo, na manutenção da segurança pública e prevenção e mitigação de desastres. Nesta solução, veículos com relacionamentos sociais coordenam dinamicamente o monitoramento e a disseminação de dados de eventos urbanos em tempo real. Técnicas de inteligência social serão então aplicadas nos dados para auxiliar as entidades na tomada de decisões, além de apoiar a reconfiguração dinâmica da VANET para facilitar o tratamento do evento
Integrantes: Fernando Menezes Matos (coordenador), Aldri Luiz dos Santos, Michele Nogueira, Alisson Y. D. Medeiros, Andrea Brito do Nascimento.
2020 a AtualMENTORED: Da Modelagem à Experimentação - Predizendo e Detectando ataques DDoS e Zero-day
Este projeto tem por objetivo identificar, modelar e avaliar comportamentos maliciosos associados à IoT de forma a auxiliar na construção de soluções avançadas e coordenadas para possibilitar: prevenção; predição; detecção e mitigação de ataques de DDoS.
Integrantes: Michele Nogueira (coordenador), Aldri Luiz dos Santos, Paulo André da Silva Gonçalves, José Augusto Suruagy Monteiro, Daniel Macêdo Batista, Michelle Silva Wangham.
2019 a AtualCUIDA: Confiabilidade e Segurança na Coleta, Armazenamento e Análise de Dados Médicos em Ambientes Computacionais - CNPq - Universal 14/2018 - Faixa C
A sociedade mundial passa por uma transformação expressiva na forma de realizar suas atividades mais simples do cotidiano, tais como os cuidados com a saúde. A tecnologia, como um facilitador do acesso à saúde para todos os cidadãos e suas aplicações em gestão pública, colabora com a democratização da saúde. A Internet das Coisas (IoT), a Internet de Todas as Coisas (IoE) e as diferentes tecnologias de comunicação sem fio e móveis desempenham um papel fundamental nessa transformação através dos dispositivos vestíveis e embarcados para monitoramento contínuo de sinais vitais e das diferentes redes de comunicação sem fio. Diferente da concepção inicial da Internet, que despreza a importância da grande escala/volume de dados, dos processos envolvidos e das relações interpessoais, a nova era de redes de acesso e da Internet precisa garantir a confiabilidade dos serviços, a segurança e a privacidade dos dados coletados diante da importância e criticidade que estes representam. Nesse contexto, esta proposta de projeto visa contribuir através da instrumentação de um sistema completo para prover segurança, confiabilidade e eficiência na coleta de dados relacionados à saúde das pessoas (dados médicos), na transmissão desses dados coletados através de dois tipos de redes de acesso, uma fixa (rede local sem fio ? WLAN) e uma móvel (rede veicular ? VANET), no tratamento, análise e fusão dos dados na névoa (fog computing) e no armazenamento seguro e análise dos dados na nuvem. Especificamente, o projeto CUIDA conta com quatro linhas de pesquisa principais: (i) sensores vestíveis e sistemas embarcados; (ii) transmissão segura de dados e redes de acesso; (iii) tratamento e análise dos dados na névoa; e (iv) armazenamento seguro dos dados na nuvem através de blockchain. O projeto visa contribuir significativamente, através da pesquisa, extensão e inovação, com o desenvolvimento e o uso seguro e robusto dos serviços de saúde móvel (e-health) no Brasil, e a formação de recursos humanos nesse tema. Além disso, o projeto busca promover a integração entre grupos de pesquisa de diferentes regiões do Brasil e com conhecimentos complementares, e gerar impactos positivos em direção à melhoria, eficiência e a redução de custos nos serviços de saúde pública do país.
Integrantes: José Neuman de Souza (coordenador), Aldri Luiz dos Santos, Joaquim Celestino Júnior, Michele Nogueira, Rafael L. Gomes.
2019 a AtualPROA: Predição de Ataques DDoS na IoT - CNPq - Universal 14/2018 - Faixa B

Integrantes: Michele Nogueira Lima (coordenador), Aldri Luiz dos Santos, Mateus Pelloso, Andressa Vergutz.
2019 a AtualSTEALTH: Disseminação de Informações Pessoais Vitais Para Apoio às Tomadas de Decisão em Situações de Emergências Não Especificadas - CNPq - Universal 14/2018 - Faixa B
Este projeto tem como objetivos a pesquisa e construção de um sistema para garantir a privacidade na disseminação de informações críticas em situações emergenciais não especificadas. O sistema terá como base as relações de confiança entre os dispositivos envolvidos, tal que ele possa garantir que as informações compartilhadas tenham seu acesso restrito aos indivíduos que delas necessitam e viabilizam o atendimento médico adequado.
Integrantes: Aldri Luiz dos Santos (coordenador), Michele Nogueira, Andressa Vergutz, Agnaldo de Souza Batista, Gustavo Henrique Carvalho de Oliveira, Carlos Alberto Pedroso, Giovanni Rosa da Silva, Cainã dos Passos, Lucas Braz Cunha.
2017 a AtualREMOTNESS: geRencia dE MOniToramento E disseminação dE Eventos Urbanos.
Este projeto investiga meios de prover serviços de comunicação e disseminação de dados de eventos críticos, como incêndios, acidentes, e outros, no ambiente urbano a partir do conceito de crowdsource de modo a apoiar ações efetivas das autoridades públicas ao lidar com recursos escassos de respostas e sobreposição de eventos críticos fixos e móveis de diversas naturezas, e assim apoiar o conceito de cidades inteligentes. A partir da construção e manutenção de redes ad hoc colaborativas providas por dispositivos computacionais móveis, como veículos por exemplo, que suporte a detecção, coleta e propagação de dados pelos dispositivos participantes.
Integrantes: Aldri Luiz dos Santos (coordenador), Fernando Menezes Matos, José Everaldo Andrade Junior, Kevin Veloso, Nathália de Vasconcelos Silva, Alisson Y. D. Medeiros.

Current applied research projects

See all projects in Lattes

Recent publications

Articles in journals

PipeConf: An Integrated Architecture for the Automated Configuration of Network Assets
2022. IEEE Transactions on Network and Service Management.
Toward a Failures Model for Communication of Decentralized Applications with Blockchain Networks Applied in the Industrial Environment
2022. IEEE WIRELESS COMMUNICATIONS.
A Robust Traffic Information Management System Against Data Poisoning in Vehicular Networks
2022. IEEE Latin America Transactions.
Dissemination control in dynamic data clustering for dense IIoT against false data injection attack
2022. International Journal of Network Management.
Proactive radio- and QoS-aware UAV as BS deployment to improve cellular operations
2021. Computer Networks.
An access control for IoT based on network community perception and social trust against Sybil attacks
2021. International Journal of Network Management.
An End-to-End Framework for Machine Learning-Based Network Intrusion Detection System
2021. IEEE Access.
Analyzing cooperative monitoring and dissemination of critical mobile events by VANETs
2021. WIRELESS NETWORKS.
A Distributed Architecture for DDoS Prediction and Bot Detection
2020. IEEE Access.
Cooperative Monitoring and Dissemination of Urban Events Supported by Dynamic Clustering of Vehicles
2020. Pervasive and Mobile Computing.
Traffic Model Based on Autoregression for PPG Signals in Wearable Networks
2020. IEEE Networking Letters.
A Low-Cost Electronic System for Human-Body Communication
2020. ELECTRONICS.
An Architecture for the Performance Management of Smart Healthcare Applications
2020. SENSORS.
A Continuous User Authentication System Based on Galvanic Coupling Communication for s-Health
2019. WIRELESS COMMUNICATIONS & MOBILE COMPUTING.
A DSL for WSN software components coordination
2019. INFORMATION SYSTEMS.
Clustering and reliability-driven mitigation of routing attacks in massive IoT systems
2019. JOURNAL OF INTERNET SERVICES AND APPLICATIONS.
CASA-IoT: Scalable and context-aware IoT access control supporting multiple users
2019. International Journal of Network Management.
ManIoT: A 2-tier management platform for heterogeneous IoT devices and applications
2018. International Journal of Network Management.
Satisfactory video dissemination on FANETs based on an enhanced UAV relay placement service
2018. Annals of Telecommunications.
Survivable key management on WANETs
2011. IEEE Wireless Communications.
A survey of survivability in mobile ad hoc networks
2009. IEEE Communications Surveys and Tutorials.
Identity-based key management in mobile ad hoc networks: techniques and applications
2008. IEEE Wireless Communications.
Transmission Power Control Techniques for Wireless Sensor Networks
2007. Computer Networks.
A Rule-Based Adaptive Routing Protocol for Continuous Data Dissemination in WSNs
2006. Journal of Parallel and Distributed Computing.

Papers in conferences

T800: ferramenta de firewall e benchmark para IoT
2022. Salão de Ferramentas do SBRC 2022.
Detecção Incremental de Comportamento Malicioso em VANETs
2022. XXII Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Implementação de um filtro de pacotes inteligente para dispositivos de Internet das Coisas
2022. XL Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.
Recuperação do Serviço de Pelotão de Veículos Autônomos e Conectados Baseado em Modelos Virtuais Contra Ataques na Rede e Sensores
2022. XL Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.
Um Esquema para Alocação Justa de Dispositivos IoT Multifuncionais Ciente dos Recursos Computacionais
2022. XXVII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS) SBRC 2022.
Gerência de Autenticação de Dispositivos IoT Adaptativa Aos Ambientes Urbanos Apoiada em Políticas e Confiança Social
2022. XL Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.
Avaliação da Capacidade de Generalização de IDS Stateful Utilizando Aprendizado de Máquina
2022. XXII Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Generalizing Flow Classification for Distributed Denial-of-Service over Different Networks
2022. IEEE GLOBECOM 2022.
DISMISS-BSM: an architecture for detecting position spoofing in Basic Safety Messages
2022. IEEE GLOBECOM 2022.
Relational Consensus-Based Cooperative Task Allocation Management for IIoT-Health Networks
2021. 17th IFIP/IEEE International Symposium on Integrated Network Management.
Um Mecanismo de Compressão de Dados Local em Tempo Real Energeticamente Eficiente para Redes WBANs
2021. Concurso de Teses e Dissertações - SBRC.
MobAngelo: Assistência Emergencial em Ambientes urbanos
2021. Salão do SBRC 2021.
Predicting Response Time in SDN-Fog Environments for IIoT Applications
2021. IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM).
Zero Trust Access Control with Context-Aware and Behavior-Based Continuous Authentication for Smart Homes
2021. XXI Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Bridging the gap to real-world for network intrusion detection systems with data-centric approach
2021. Data centric AI workshop.
Smart Human Identification System Based on PPG and ECG Signals in Wearable Devices
2021. 2021 International Wireless Communications and Mobile Computing (IWCMC).
PipeConf: Uma Arquitetura Integrada para Configuração Automatizada de Ativos de Rede Heterogêneos
2021. Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS).
A Influência de Aspectos Sociais das VANETs na Qualidade de Disseminação de Dados de Eventos Críticos Urbanos
2021. XXXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.
Quality Assessment of VANETs-Supported Video Dissemination of Critical Urban Events
2021. Global Internet Symposium - IEEE International Conference on Computer Communications (INFOCOM).
Performance Management on Multiple Communication Paths for Portable Assisted Living
2021. 17th IFIP/IEEE International Symposium on Integrated Network Management.
Cooperação de Veículos Baseada em Características Sociais para Disseminação de Dados de Eventos Críticos Urbanos
2020. Workshop de Computação Urbana(COURB).
Disseminação Segura de Dados Pessoais Vitais Para Apoio às Tomadas de Decisão em Situações Emergenciais
2020. Concurso de Teses e Dissertações do SBCAS.
Double Authentication Model based on PPG and ECG Signals
2020. 16th International Wireless Communications & Mobile Computing Conference (IWCMC 2020).
Managing Consensus-Based Cooperative Task Allocation for IIoT Networks
2020. 25th IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC).
Coordenação de Múltiplos Eventos Críticos de Saúde Por Redes Dinâmicas de Interesse Social
2020. XXXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2020).
Atribuições Cooperativas de Tarefas de Sensoriamento Baseada em Consenso Relacional para Redes IIoT
2020. Workshop de Gerência e Operações de Rede (WGRS) - SBRC 2020.
Compressão de Dados Local em Tempo Real Energeticamente Eficiente para Redes WBAN
2020. Workshop de Gerência e Operações de Rede (WGRS) - SBRC 2020.
A Defense Mechanism for Timing-based Side-Channel Attacks on IoT Traffic
2020. IEEE GLOBECOM 2020.
Social-based Cooperation of Vehicles for Data Dissemination of Critical Urban Events
2020. IEEE GLOBECOM 2020.
Controle da Disseminação em Agrupamentos Dinâmicos de Dados Para Rede IoT Densa Contra o Ataque de Injeção de Dados Falsos
2020. CTDSeg - Concurso de Teses e Dissertações (SBSeg - CTDSeg).
Gerenciamento de Tráfego Seguro para Redes VANETs na Presença de Ataques de Envenenamento de dados
2020. XX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Um algoritmo de reputação centralizado para redes veiculares contra ataques de inconsistência e bad-mouthing
2020. XX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Abordagem fim-a-fim para uso de aprendizado de máquina em IDS - Caso de detecção stateless para TCP Scan
2020. XX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Detecting FDI Attack on Dense IoT Network with Distributed Filtering Collaboration and Consensus
2020. IEEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM).
GROWN: Local Data Compression in Real-Time To Support Energy Efficiency in WBAN
2020. IEEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM).
Monitoramento e Disseminação Cooperativa de Eventos Emergenciais Apoiado por Agrupamentos de Veículos
2019. Workshop de Gerência e Operações de Rede (WGRS) - SBRC 2019.
Disseminação Robusta de Dados Pessoais Sensíveis Baseada em Comunidade de Interesse e Confiança Social para Suportar Situações Emergenciais de Saúde
2019. XIX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Um Mecanismo Adaptativo de Descoberta de Serviços para Internet das Coisas Centrado no Consumo Energético
2019. Workshop de Gerência e Operações de Rede (WGRS) - SBRC 2019.
Um Sistema Multinível de Distribuição de Identidades em Névoas Computacionais
2019. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2019).
Avaliação do Problema de Reordenamento de Pacotes e das Políticas de Escalonamento em Protocolos Multicaminhos
2019. Workshop de Gerência e Operações de Rede (WGRS) - SBRC 2019.
Autenticação Contínua e Segura Baseada em Sinais PPG e Comunicação Galvânica
2019. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2019).
A Method for Identifying eHealth Applications using Side-Channel Information
2019. IEEE GLOBECOM 2019.
Mitigação de Ataques IDFs no Serviço de Agrupamento de Disseminação de Dados em Redes IoT Densas
2019. XIX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Controle de Acesso à IoT Baseado na Percepção de Comunidade e Confiança Social Contra Ataques Sybil
2019. XIX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
DEA: Anomaly Detection in Smart Environments using Artificial Intelligence
2019. 9th Latin American Network Operations and Management Symposium (LANOMS).
Assessing Data Traffic Classification to Priority Access for Wireless Healthcare Application
2019. EEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM).
Filtering Parameters Selection Method and Peaks Extraction for ECG and PPG Signals
2019. IEEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM).
Clustering Users for the Deployment of UAV as Base Station to Improve the Quality of the Data
2019. EEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM).
Desenvolvimento de Modelos de Armazenamento em Sensores com Reutilização de Código
2019. Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.
Mitigação de Ataques de Roteamento em IoT Densa e Móvel Baseada em Agrupamento e Confiabilidade dos Dispositivos
2018. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018).
Mitigação de Ataque Low-Rate DoS no Protocolo MPTCP
2018. Workshop de Gerência e Operações de Rede (WGRS) - SBRC.
Escalonador de Pacotes para Transmissão por Multi-caminhos Não-Correlacionados em Redes Heterogêneas sem Fio
2018. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Um Sistema Auto-adaptável para Predição de Ataques DDoS Fundado na Teoria da Metaestabilidade
2018. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Redundant Packet Scheduling by Uncorrelated Paths in Heterogeneous Wireless Networks
2018. IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC).
Confidentiality-Aware Decision on Handoffs Under Uncertain Heterogeneous Wireless Networks
2018. IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC).
A Self-Adaptable System for DDoS Attack Prediction Based on the Metastability Theory (To appear)
2018. Global Communications (GLOBECOM).
Controle de Acesso IoT Escalável e Ciente de Contexto Suportando Múltiplos Usuários
2018. XXIII Workshop de Gerência e Operações de Rede (WGRS) - SBRC.
Uma Máquina de Estados para Especificação de Códigos de Simulação para Redes de Sensores sem Fio Urbanas
2018. Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP).
Comunicação Robusta para Disseminação de Eventos Dinâmicos em Redes Táticas Apoiada em Grafos Temporais
2018. XVIII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).
Performance Analysis of OpenFlow in a Multi-interface WMN Testbed
2018. Euro-American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS).
SLEDS: A DSL for Data-Centric Storage on Wireless Sensor Networks
2018. Workshop on Big Social Data and Urban Computing (BIDU).

Extended abstracts in conferences

Uma Proposta para Avaliação de Confiança em Redes VANETs
2022. XVI Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação - WTICG (SBSeg).
COSMA-IOT: Scalable and Context-aware IoT Access Control Supporting Multiple Users
2018. 16th IFIP/IEEE International Symposium on Integrated Network Management (IM).
Performance Issues in a Low Cost Multi-Channel Multi-Interface Wireless Mesh Network
2018. IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC).
Proc. of the 1st Workshop on Big Social Data and Urban Computing
2018. 10th Latin America Networking Conference.
Optimizing FPGAs for Supporting Wireless Body Area Networks
2014. Global Information Infrastructure and Networking Symposium (GIIS).

Abstracts in conferences

GroupShare: Distribuição e Gerência de Conteúdo em Grupos de Interesse em Redes Móveis
2012. Escola Regional de Banco de Dados (ERBD).

See all publications in Lattes

Current students

MS

Andrea Brito do Nascimento. Mitigação de NLoS em VANETs Auxiliada por UAVs para suportar Disseminação de Eventos em Tempo Real. Início: 2021. Universidade Federal da Paraíba (Co orientador)
Giovanni Rosa da Silva. Context-Aware and User Behavior-Based Continuous Authentication for ZeroTrust Access Control in Smart Homes. Início: 2020. Universidade Federal do Paraná (Orientador principal)

PhD

Alisson Yury Dutra de Medeiros. Gerenciamento Inteligente de Segurança e de Privacidade em Ambientes IoV para Prover Robustez e Resiliência Contra Anomalias e Ciberataques na Rede. Início: 2022. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
José Everaldo de Andrade Júnior. Tratamento de Eventos Críticos Apoiado por Monitoramento e Disseminação Cooperativa em Ambientes Urbanos. Início: 2020. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Carlos Alberto Pedroso Junior. Estudo de Medidas de Segurança para Dados em Diferentes Contexto de Redes IoT. Início: 2020. Universidade Federal do Paraná (Orientador principal)
Agnaldo de Souza Batista. Joint Opportunistic Approaches for a Resilient Information Sharing Service to Support dense-deployed Networks Integration. Início: 2019. Universidade Federal do Paraná (Orientador principal)

See all students in Lattes

Acesso rápido

Skip to content