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TÍTULO DA SEÇÃO
Página Inicial
Mestrado
Doutorado
Especialização

Mestrado em Ciência da Computação


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NÚmero:
902
Aluno:
Renato Miranda Filho
Orientador:
Gisele Lobo Pappa
LINHA DE PESQUISA:
 
TÍtulo da defesa:
Um arcabouço para pesquisas de opinião em redes sociais
NÚmero de pÁginas:
118
Data da defesa:
24/02/2014
Local:
Sala 2077 do ICEx
HorÁrio:
09:30
Banca Examinadora:
Profa. Gisele Lobo Pappa - Orientadora (Dra. (Departamento de Ciência da Computação - UFMG))
Prof. Fabrício Benevenuto de Souza (Dr. (Departamento de Ciência da Computação - UFMG))
Profa. Jussara Marques de Almeida Gonçalves (Dra. (Departamento de Ciência da Computação - UFMG))
Prof. Ricardo Bastos Cavalcante Prudencio (Dr. (Centro de Informática - UFPE))
Resumo:
Extrapolando a pretensão inicial de servir como meio de comunicação interpessoal para o contato e a discussão dos mais diversificados assuntos, as redes sociais se tornaram sofisticadas fontes de informações que permitem o acompanhamento da opinião e do cotidiano de milhões de indivíduos. Neste contexto, este trabalho tem como principal objetivo utilizar dados públicos de tais redes para realizar pesquisas (análises) de opinião do tipo IBOPE''. Para tanto, levou-se em consideração fatores inerentes do ambiente virtual como a análise de sentimentos das mensagens, a detecção de spammers e de conteúdos jornalísticos aliados a um ponto importantíssimo em análises desta natureza: uma formação de amostra representativa da população alvo da pesquisa. Para a formação desta amostra foram levadas em consideração as seguintes características dos indivíduos: (i) identificação de usuários únicos; (ii) sexo; (iii) idade; (iv) classe social; e (v) localização geográfica. A avaliação experimental deste trabalho foi realizada com dados provenientes de diversos contextos para os quais existem resultados validados por agências, são eles: intenção de votos nas eleições municipais de 2012 em 6 capitais e 14 votações no Big Brother Brasil 13. Os resultados alcançados mostram que análises mais elaboradas são capazes de melhorar os números atingidos por metodologias empregadas em outros trabalhos, fundamentadas majoritariamente em técnicas de contagem. Comparando os resultados obtidos com os métodos tradicionais de pesquisa (enquetes realizadas por grandes sítios e pesquisas realizadas por institutos renomados) também alcançamos resultados competitivos, mostrando que a técnica desenvolvida pode ser considerada como uma boa alternativa.
ABSTRACT:
Extrapolating the initial intention of serving as means of interpersonal communication, social networks have evolved to be sophisticated sources of information that allow monitoring the opinion and the daily lives of millions of individuals. In this context, the main goal of this work is to use public data available from these networks to conduct opinion analysis in the same way the NIELSEN'' does. In order to do that, we take into account inherent caracteristics of virtual environments, including sentiment analysis of messages and the detection of spammers and journalistic content. This first analysis was combined with the generation of a representative sample of the target population of study. For the formation of this sample, the following characteristics of individuals were taken into account: (i) identification of unique users; (ii) gender; (iii) age; (iv) social class; and (v) geographical location. The experimental evaluation was performed with data from various contexts which results were validated by real agencies: intention to vote in municipal elections of 2012, and poll of Big Brother Brasil. The results show that more elaborate analyzes are able to improve the numbers achieved by methods used in other studies, mostly based on counting techniques. Comparing the results achieved with traditional research methods (polls conducted by major sites and research conducted by renowned institudos) also achieved competitive results, showing that the technique developed can be considered as a good alternative.
Palavras-chave:
Caracterização de usuários, Pesquisas de opinião, Redes sociais, Twitter
DissertaÇÃO no formato PDF:
 
 
 
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