Bolsa de pesquisa – Graduando – Segurança Cibernética no Combate ao Crime Organizado – Programa Capacidades Analíticas – Projeto DCC/UFMG – GSI/MPMG
Regime de contratação: Bolsista de Pesquisa
Dedicação: 20h/s
Duração: 15 meses
Modalidade de trabalho: Híbrido (remoto + presencial)
Professores: José Marcos Silva Nogueira, Daniel Fernandes Macedo, Dorgival Olavo Guedes Neto (DCC/UFMG)
O Programa Capacidades Analíticas (PCA) é uma parceria entre o Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFMG) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPMG). Atualmente, o projeto está focado no desenvolvimento do PHARUS, uma plataforma tecnológica que utiliza Inteligência Artificial (IA) para auxiliar o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no combate ao crime organizado e à corrupção.
O PHARUS será um sistema robusto de análise de dados em larga escala, focado em coletar, integrar, processar e analisar informações para gerar inteligência acionável e apoiar investigações criminais.
Nesta fase, procuramos um bolsista de graduação na área de computação para auxiliar a equipe responsável pela Arquitetura de Segurança e Controle de Acesso. O projeto prevê a implementação de mecanismos avançados, como controle de acesso, criptografia, construção de grafos de conhecimento e ferramentas de visualização interativa, tudo para permitir que promotores e investigadores possam explorar os dados de forma segura e eficiente.
Ao unir ciência de dados, IA e conhecimento jurídico, a sua participação será fundamental para elevar a capacidade técnica e operacional do MPMG, tornando as ações de persecução penal mais precisas e fundamentadas.
Quantidade de vagas: 1
Bolsa (20h/s):
- Graduando: R$ 1.344,00
Inscrições pelo link: https://forms.gle/norzbxQU4CsNRirT6
* Não é permitido o acúmulo de bolsas/estágio.
** Seleção por fluxo contínuo: ficará aberta até o preenchimento da vaga.
Início divulgação: 12/02/2026
Tipo: Bolsa
Público: - Graduandos
Situação: Ativo
Link para candidatura: https://forms.gle/norzbxQU4CsNRirT6
