Disciplina:
DCCxxx: Reúso de Software
Professores responsáveis: Eduardo Magno Lages Figueiredo ou Marco Túlio Oliveira Valente
Carga Horária: 15 horas
Créditos: 1
Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos de programação orientada por objetos
Tipo: Optativa
Objetivos
Esta disciplina tem como objetivos:
1. Conhecer técnicas avançadas para reúso de software.
2. Entender as diferentes formas de reúso de software.
3. Aprender a selecionar a técnica de reúso mais apropriada para situações específicas.
Ementa
Componentes de software. Separação avançada de características e interesses transversais. Reúso de modelos. Linha de produtos de software.
Programa
- Introdução a reúso
- Técnicas de reúso de software
- Reúso de funções e bibliotecas
- Frameworks de aplicação
- Linhas de produtos de software
- Padrões de projeto e padrões de arquitetura
- Desenvolvimento de software orientado a aspectos
- Programação orientada a características
- Desenvolvimento de software baseado em componentes
- Desenvolvimento dirigido por modelos
Bibliografia
- Buschman, F.; Meunier, R.; Rohnert, H.; Sommerland, P.; Stal, M. Pattern-Oriented Software Architecture: A System of Patterns, John Wiley & Sons, 1996.
- Clements, P.; Northrop, L. Software Product Lines: Practices and Patterns. Addison-Wesley Professional, 2001.
- Czarnecki, K.; Eisenecker, U. Generative Programming: Methods, Tools, and Applications. Addison-Wesley Professional, 2000.
- Filman, R.E.; Elrad, T.; Clarke, S.; Aksit, M. Aspect-Oriented Software Development. Addison-Wesley Professional, 2004.
- Fowler, M. Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
- Laddad, R. AspectJ in Action: Enterprise AOP with Spring Applications. Manning Publications, 2009.
- Mellor, S.J.; Scott, K.; Uhl, A.; Weise, D. MDA Distilled. Addison-Wesley Professional, 2004.
- Pohl, K.; Bockle, G.; Linden, F.J.V.D. Software Product Line Engineering: Foundations, Principles and Techniques. Springer, 2005.
- Sommerville, I. Engenharia de Software, 9a Edição. Pearson, 2011.
- Szyperski, C. Component Software: Beyond Object-Oriented Programming, Addison-Wesley, 1998.
(MASB-17/07/2012)
|