>>Breve descrição do Curso<< >>Informações para Inscrição<< >>Disciplinas do Curso<< >>Regulamento do CEI<< >>Processo Seletivo<< >>Informações para Alunos<< >>Página da Especialização<<

 

Disciplina: DCCxxx: Modelagem de Processos de Negócio
Professores responsáveis: Clarindo Isaí­as Pereira da Silva Pádua ou Raquel Oliveira Prates
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Pré-Requisitos: Não há pré-requisito formal; para fazer a disciplina é desejável que o aluno tenha conhecimentos básicos de UML.
Tipo: Optativa

Objetivos

Esta disciplina visa apresentar conceitos, técnicas e métodos relacionados à modelagem de processos de negócio visando o desenvolvimento de software. Os modelos de processos de negócio provêem uma visão simplificada da realidade complexa da organização, permitindo uma melhor compreensão dessa realidade. Devemos considerar também que, nos dias atuais, cada vez mais os negócios de qualquer tipo de organização necessitam do apoio de sistemas automatizados. Para serem mais efetivos, é importante que sistemas de informação sejam projetados para atender aos objetivos de negócio. Portanto, um objetivo importante da modelagem de processos de negócio, e que constitui uma ênfase nesta disciplina, é o de prover uma visão que facilite o desenvolvimento de software alinhado com os objetivos de negócio.

Negócio, no sentido aqui utilizado, significa qualquer tipo de operação em andamento que tem ou usa recursos e tenha um ou mais objetivos. Ou seja, o termo não é usado no sentido de “comércio” ou “transação comercial”.

Essa disciplina tem por objetivo apresentar:

  1. a modelagem de processos de negócio, utilizando a UML, visando o posterior desenvolvimento de sistemas de software alinhados com os objetivos estratégicos da organização;
  2. a análise de contexto de uso, utilizada na modelagem de processos e no desenvolvimento de softwares de apoio ao negócio. A análise de contexto de uso inclui a análise de usuários, de tarefas e de ambiente de uso de um produto de software a ser desenvolvido.

A disciplina deverá tornar o aluno ou aluna aptos a:

  1. entender, analisar e escrever modelos de negócio, utilizando a notação UML, com o apoio e conhecimento de especialistas no domínio de aplicação;
  2. aplicar o conhecimento de modelagem em disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de software;
  3. propor sistemas de software alinhados aos objetivos definidos no modelo de negócio;
  4. realizar a análise de usuários, de tarefas e de ambiente de uso, visando a utilização na modelagem de processos de negócio e no desenvolvimento de interfaces com usuários em produtos de software que vão apoiar o negócio.

Ementa

Introdução. Modelagem.Visão estratégica de negócio. Visão de processos de negócio. Integração com o desenvolvimento de software. Análise de contexto de uso.

Programa

1. Introdução
    1.1. Motivação
    1.2. Conceitos básicos
    1.3. Visão geral da UML
2. Modelagem da arquitetura de negócio
    2.1. Conceitos de negócio
    2.2. Extensões da UML visando a modelagem de processos de negócio.
3. Visão de negócio
4. Visão de processo de negócio
5. Integração com o desenvolvimento de software
6. Análise de contexto de uso
    6.1. Processo de análise de contexto de uso
    6.2. Análise de tarefas
    6.3. Análise de usuários
    6.4. Análise de ambiente de uso

Bibliografia Principal

1. Eriksson, H-E; Penker, M. “Business Modeling with UML: Business Patterns at work”, John Wiley, 2001.
2. Weska, M. Business Process Management Concepts, Languages, Architectures, Springer, 2007.
3. Hackos, J.T. , Redish, J.C. User and Task Analysis for Interface Design. John Wiley &Sons, 1998. Bom conteúdo, até com sugestão de artefatos modelos, na Área de análise de contexto de uso.
4. Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product & process, John Wiley and Sons, 1993. Apesar da data antiga de publicação, é bastante didático e contém toda a matéria.
5. Rumbaugh, J.; Jacobson, I.; Booch, G., The Unified Modeling Language Reference Manual, Addison Wesley, 2nd edition, 2004.
6. Booch, G.; Rumbaugh, J. Jacobson, I. UML Guia do Usuário, Segunda Edição, Campus, 2005

Outras Referências:

1. Business Process Modeling Notation. Acessado em 26/2/2007 em: http://www.omg.org/cgi-bin/doc?dtc/2006-02-01.
2. Eriksson, H-E; Penker, M.; Lyons, B.; Fado, D. UML 2 Toolkit, Wiley, 2004.
3. Paula F., W. P. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões, 2ª edição, LTC, 2003.
4. Jacobson I. et al, The Unified Software Development Process, Addison Wesley, 1999.
5. Heumann, J. Introduction to Business Modeling Using the Unified Modeling Language (UML), http://www-106.ibm.com/developerworks/rational/library/360.html, 2003.
6. Fowler, M. UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language, Third Edition (Paperback), Addison-Wesley, 2003.
7. Harmon, Paul Business Process Change, Second Edition: A Guide for Business Managers and BPM and Six Sigma Professionals, Morgan Kaufmann2007.

(MASB-17/07/2012)

 

  :::Universidade Federal de Minas Gerais::: :::Departamento de Ciência da Computação da UFMG:::