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Disciplina: DCCxxx: Desenho, Implementação e Teste de Software
Professores responsáveis: Rodolfo Sérgio F. de Resende ou Eduardo Magno Lages Figueiredo ou Gisele Lobo Pappa
Carga Horária: 15 horas
Créditos: 1
Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos de programação orientada por objetos
Tipo: Optativa

Objetivos

Esta disciplina tem como objetivo apresentar os aspectos do desenvolvimento de software relacionados ao Desenho, Implementação e Teste de software.

Ementa

Arquitetura e Desenho. Soluções e técnicas relacionados a arcabouços (frameworks) de software, técnicas de implementação e testes nos diferentes paradigmas de desenvolvimento de software.

Programa

1. Arquitetura e desenho de software.
2. Modelagem de arquitetura e desenho.
3. Aspectos de Desenho Externo (interfaces e interação).
4. Aspecto de Desenho Interno (persistência, SGBDs, etc).
5. Testes de Software.
6. Teste de caixa branca e desenvolvimento dirigido por teste.
7. Teste de caixa preta.
8. Testes de Integração.
9. Testes Exploratórios.
10. Documentação de uso de produto.
11. Padrões de codificação.
12. Técnicas e métodos.


Bibliografia

1. Ian Sommerville, Engenharia de Software, Pearson Addison-Wesley, 2011
2. Wilson de Padua Paula Filho, Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões, LTC Editora. 2009.
3. Ivar Jacobson, James e Grady, Unified Software Development Process. Addison-Wesley, 1999.
4. Kent Beck e Cynthia Andres, Extreme Programming Explained: Embrace Change, Addison-Wesley Professional, 2nd Edition, 2004.
5. Ken Schwaber, Agile Project Management with Scrum, Microsoft Professional, 2004.

(MASB-17/07/2012)

 

  :::Universidade Federal de Minas Gerais::: :::Departamento de Ciência da Computação da UFMG:::