Disciplina: DCC568: Ambientes de Programação
Professores responsáveis: Roberto da Silva Bigonha e Mariza A. S. Bigonha
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Tipo: Optativa

Objetivos

Capacitar o aluno a utilizar uma linguagem de programação de propósito geral no desenvolvimento de aplicações para ambientes Internet/intranet. O curso apresenta uma visão geral da linguagem incluindo a sintaxe dos principais comandos, conceitos básicos, características marcantes da linguagem, histórico, tendências etc. No fim do curso, o aluno será capaz de desenvolver pequenas e médias aplicações nesta linguagem.

Ementa

Linguagem Java. Classes e Objetos. Manipulação de Strings. Tratamento de falhas. Objetos concorrentes em Java. Interface com o usuário.

Programa

1. LINGUAGEM JAVA:

1.1 Introdução a Java. Filosofia e Objetivos. Características Gerais.
1.2 Primeiros Programas em Java. Noção de Classes. Constantes Simbólicas.
1.3 Aplicativos e Applets. Palavras Reservadas em Java.
1.4 Tipos. Expressões. Arranjos. Referências.
1.5 Criação de Arranjos. Comandos de Java.

2. CLASSES E OBJETOS:

2.1 Classes. Objetos. Encapsulação. Tipos Abstratos de Dados.
2.2 Visibilidade. Métodos. Criação de Objetos.
2.3 Referência this. Operações de Classes.
2.4 Passagem de Parâmetros. Construtor e Finalizador.
2.5 Ressurreição de Objetos.
2.6 Variáveis de Classe e de Instância. Implementação de TAD.
2.7 Iniciação de Campos.
2.8 Interface de Classe. Classes de Tipos Básicos.

3. MANIPULAÇÃO de STRINGS:

3.1 Classe String. Classe StringBuffer.

4. TRATAMENTO DE FALHAS:

4.1 Conceito de Falha. Programação por Contrato.
4.2 Princípio das Exceções Disciplinadas. Exceção em Eiffel.
4.3 Tratamento de Falhas em Java. Classes Throwable e Exception.
4.4 Tipos de Exceções.
4.5 Exceções. Exceções X OO.

5. OBJETOS CONCORRENTES EM JAVA

5.1 Linhas de Execução: Declaração. Criação.
5.2 Classe Thread. Interface Runnable.
5.3 Linhas de Execução. Ciclo de Vida de Linhas.
5.4 Linhas Independentes. Linhas Exclusivas.

6. INTERFACES COM O USUÁRIO:

6.1 Componentes Básicos de Interface Gráfica
6.2 Componentes Avançados de Interface Gráfica


Bibliografia
1. Arnold, Ken & Gosling, James, The Java Programming Language, Addison-Wesley, Third Edition, 2000, ISBN 0-201-31006-6.
2. Gary Conell & Cay S. Horstmann, Core Java - Fundamentos, Makron Books, Volume I, 2001.
3. Gary Conell & Cay S. Horstmann, Core Java - Recursos Avançados, Makron Books, Volume II, 2001.
4.Dietel, H.M. & Dietel P.J., Javatm Como Programar, 4a. Edition, 2003, Artmed Editora Ltda, Porto Alegre.

(MASB-10/07/2012)

 

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