APLICAÇÕES
Programas ou software desenvolvidos para realizar tarefas específicas em um computador ou dispositivo eletrônico. Elas são projetadas para atender a necessidades específicas do usuário. Pode incluir sistemas operacionais, utilitários e aplicativos que colaboram para fornecer uma experiência de computação mais completa. Editores de texto, navegadores web e sistemas de acesso a bancos são exemplos de aplicações.
DADOS
Dados se referem a toda sorte de conteúdo armazenado digitalmente, incluindo textos, sons, imagens e vídeos. A evolução tecnológica tem permitido um armazenamento de dados massivo, a partir dos quais as pessoas e organizações buscam extrair conhecimento para suas atividades, em particular para auxiliar nas tomadas de decisão.
SOFTWARE
Software é a parte lógica de um sistema de computação. São os programas, aplicativos e sistemas operacionais que fornecem instruções para o hardware, permitindo que ele execute tarefas específicas. O software é composto por códigos, dados e instruções que controlam o funcionamento do computador.
HARDWARE
Refere-se aos componentes físicos de um computador ou dispositivo eletrônico e possibilitam seu funcionamento, por exemplo, processador, memória, placa mãe, entre outros.
MATEMÁTICA
No âmbito da computação, o estudo da Matemática desenvolve habilidades de resolução de problemas, pensamento lógico e como estruturar e analisar argumentos. Conceitos matemáticos são uma parte central dos algoritmos e estruturas de dados, essenciais para o desenvolvimento de software. Por exemplo, o raciocínio matemático é uma habilidade valiosa pois pode ajudar a identificar erros e depurar problemas complexos.
ESTATÍSTICA
Profissionais de computação usam métodos estatísticos para analisar e compreender grandes conjuntos de dados e fazer previsões com base nesses dados. O uso de técnicas estatísticas como análise de regressão, testes de hipóteses e modelos estatísticos tornou-se essencial para ajudar os profissionais e as organizações a tomarem decisões informadas sobre seus dados e melhorar a eficiência e a precisão de seus algoritmos.
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O que é formação em computação
Nas últimas décadas, a área da computação influenciou dramaticamente a ciência, a engenharia, os negócios, a educação e muitas outras áreas da atividade humana. No mundo de hoje, quase todo mundo usa computadores como parte da vida cotidiana, de celulares a carros e eletrodomésticos computadorizados. Essa diversidade e variedade de cenários oferecem aos alunos muitas oportunidades de carreira desafiadoras, pois computação é e continuará a ser um componente essencial na definição do futuro da humanidade.
De forma ampla, a computação se refere a qualquer atividade que requer, se beneficia ou está associada à criação e ao uso de computadores. A atuação em computação inclui uma variedade de atividades como projetar e construir sistemas de hardware e software para uma ampla gama de finalidades: processamento, estruturação e gerenciamento de diversos tipos de informações; resolução de problemas; fazer com que os sistemas informáticos se comportem de forma inteligente (inteligência artificial); criar e utilizar meios de comunicação e entretenimento; e encontrar e coletar informações relevantes para qualquer propósito específico.
Em um ambiente tão diverso e dinâmico, formar profissionais que não apenas estarão aptos a satisfazer demandas atuais, como sejam capazes de se reinventar a todo tempo, acompanhando a evolução da área é um grande desafio.
A formação em computação na UFMG se organiza em quatro cursos (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática Computacional e Ciência de Dados) e é baseada na construção de habilidades e competências que vão muito além de apenas instrumentar o egresso a utilizar tecnologias existentes. Desenvolver habilidades e competências representa uma perspectiva ampliada sobre educação que integra conhecimento (o quê), sua aplicação (como) e seu propósito (por quê) para realizar uma tarefa ou agregar valor. Essa perspectiva habilita o graduado a atuar de forma eficaz, proficiente e ética como profissional. Em suma, a formação baseada no desenvolvimento de habilidades e competências vai além do conteúdo e alcança o uso eficaz e ético de conhecimento não apenas para o aluno, mas também a serviço do bem-estar da sociedade.
Em particular, destacamos os seguintes componentes dos cursos de Computação na UFMG:
- Aprendizado das teorias, habilidades, e competências necessárias para atuar nas diversas áreas do mercado de computação (vide as principais áreas abaixo).
- Durante sua formação, o aluno pode direcionar seus estudos para o mercado de trabalho, empreendedorismo, ou a pesquisa científica de ponta para avançar o conhecimento humano em computação.
- No caso de foco no mercado, os alunos podem participar de atividades como, estágios curriculares, minicursos, etc.
- No caso de foco no empreendedorismo, os alunos podem participar de atividades como disciplinas do departamento de Administração, participação nas empresas juniores da UFMG, etc.
- No caso do foco na pesquisa científica, os alunos podem participar de atividades de Iniciação Científica e participar posteriormente em programas de pós-graduação.
- Independentemente do foco, os alunos ganham uma formação sólida nos fundamentos de computação, o que os permitem não apenas (i) se enquadrar em qualquer seja a área da computação que estará com a maior demanda no futuro, mas também (ii) aprender e apropriar as habilidades e competências de novas áreas da computação que surjam no futuro.
Conheça nossos cursos
BSI: O Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) combina conhecimentos sólidos de computação com habilidades de gestão e negócios. Foco na formação de profissionais capazes de desenvolver e aplicar soluções tecnológicas para solucionar problemas e questões da sociedade e, particularmente, das organizações, tendo um papel crucial na compreensão das necessidades dos usuários finais.
BCC: O Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) visa formar profissionais que sejam capazes de avançar o conhecimento humano em qualquer área da computação, e que (munidos deste novo conhecimento) sejam capazes de desenvolver sistemas computacionais que até então seriam impossíveis de serem desenvolvidos. Para alcançar este objetivo, o curso tem um forte viés nos fundamentos da Ciência da Computação, na pesquisa científica, e na preparação dos alunos para a pós-graduação.
BCD: O Bacharelado em Ciência de Dados (BCD) prepara profissionais para atuar em toda a cadeia de valor associada a dados, desde a coleta até sua utilização para tomada de decisão em toda sorte de organizações, passando pela engenharia de dados, modelagem e incorporação em sistemas e aplicações.
BMC: O Bacharelado em Matemática Computacional (BMC) almeja formar profissionais capazes de aplicar conhecimentos da matemática e da ciência da computação para resolução de problemas, sobretudo nas indústrias tecnológicas de ponta em temas como logística e finanças, por exemplo. O curso também abre portas para pesquisa e pós-graduação tanto em matemática como em ciência da computação.
Áreas de atuação
Os profissionais formados nos cursos de computação da UFMG atuam em diversos segmentos e diversos cargos, a seguir citamos algumas áreas de atuação:
Inteligência artificial
Cibersegurança
Robótica
Visão computacional
Programação
Ciência de dados
Pesquisa e inovação
Indústria 4.0
Internet das coisas
Nanotecnologia
Bioinformática
Infraestrutura computacional
Engenharia de software
Arquitetura de soluções
Redes de computadores
Banco de dados
Análise de sistemas
Gestão de projetos
Consultoria empresarial
Computação em nuvem
Tecnologia da informação
Transformação digital
Experiência do usuário (UX/UI)
Aprendizado de máquina
Blockchain
Auditoria
Computação social
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Videocast Mostra Sua UFMG – episódio #6 – YouTube – Matemática Computacional
Videocast Mostra Sua UFMG – episódio #24 – YouTube – Ciência da Computação e Sistemas de Informação
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