Nivio Ziviani, professor emérito do DCC/UFMG, recebe a Grande Medalha da Inconfidência

Em cerimônia ocorrida neste domingo, 21, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o professor emérito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Nivio Ziviani, recebeu das mãos do governador Romeu Zema a Grande Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.

A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e­­­ é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18. 

Em 2024, foram 171 agraciados que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um), honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

Em seu discurso, o governador enalteceu a importância de reconhecer aqueles que, como os inconfidentes mineiros, lutam pela liberdade, pela justiça e pela prosperidade dos mineiros e brasileiros, dentre eles, o professor Ziviani. “Um importante reconhecimento hoje é para Nivio Ziviane, professor emérito da UFMG que criou um dos primeiros sistemas de busca da internet e colocou Belo Horizonte no mapa da tecnologia mundial. Se hoje a capital mineira está em um seleto grupo de cidades do mundo que contam com um escritório do Google, é graças à habilidade técnica de Nivio, que teve visão à frente de seu tempo, reconhecendo o potencial e a necessidade dessas ferramentas tecnológicas que revolucionam o mundo”, afirmou.

Segundo Ziviani, receber a medalha foi um reconhecimento pela dedicação e empenho de anos em prol da ciência e do desenvolvimento do país. “Sou inquieto por natureza e talvez seja isto que me faça sempre estar imerso em minhas pesquisas em busca da inovação para contribuir para o desenvolvimento da ciência e do nosso país. É uma honra muito grande receber a Grande Medalha da Inconfidência. É um momento de emoção e reflexão, é como ver um filme que engloba mais de 50 anos de atividades nas áreas de C,T&I. É um marco para a minha carreira de cientista, professor, formador de recursos humanos e empreendedor serial dentro Departamento de Ciência da Computação da UFMG”, disse.

Assista o evento no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OXbWReRJphg  (aos 6m37s o professor Nivio Ziviani recebe a medalha)

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo