Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão Concluídos
Missão de Trabalho Convênio
Realização de reuniões de trabalho com a equipe francesa, acompanhamento do trabalho de doutorandos brasileiros, apresentação de seminário sobre pesquisa desenvolvida no DCC/UFMG. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Arnaldo de Albuquerque Araújo – Coordenador /
Web 2.0: Performance e Energia
Projeto de Colaboração Espanha – Seminários, que visa a realização de dois seminários, um na Espanha e um no Brasil. Os objetivos são: identificar problemas de interesse dos dois grupos para projetos de colaboração, e treinar alunos de pós-graduação nos dois países nos temas que os grupos são mais fortes:
Técnicas Avançadas de Aprendizado de Maquina para o Tratamento de Informacao na Web
Os principais objetivos e metas a serem alcançados nesse projeto incluem: 1) Desenvolvimento de novas técnicas baseadas em aprendizado para a recomendação personalizada de tags 2) Desenvolvimento de novas técnicas baseadas em aprendizado para a recomendação de tags que explorem a similaridade de conteúdo em objetos multimídia na Web 2.0
Centro de Competências em Comunidades de Cooperação e Conhecimento
O projeto C5 foi criado com o objetivo de estudar o comportamento dos usuários e das comunidades de pessoas com interesses comuns formadas nas redes sociais da Web. Ele está focado na análise do Peabirus, uma rede de negócios que nasceu de um projeto financiado pelo governo do estado de
Aprimoramento do Sistema de Captura de Movimento em Tempo Real e de Código Aberto para Animação de Personagens
Os objetivos principais dessa proposta são: construir um sistema de captura de movimento para a animação de personagens e desenvolver produtos audiovisuais animando com a técnica da captura de movimento. Integrantes: Arnaldo de Albuquerque Araújo – Integrante / João Victor Boechat Gomide – Coordenador / Flávio Velloso Laper – Integrante
Modelos e Algoritmos para análise de Redes biológicas
A crescente geração de dados nos Projetos Genoma e em outras iniciativas que estão gerando dados em escalas nunca antes experimentadas, juntamente com a necessidade de se produzir informação a partir dessa enorme massa de dados, vêm demandando o desenvolvimento de novos modelos e algoritmos. Essa perspectiva de aquisição de
Infraestruturas de dados espaciais: colaboração voluntária para criação e manutenção de acervos de informação geográfica
A quantidade e a variedade de dados geográficos disponíveis na Web para uso pelo cidadão comum têm aumentado rapidamente. Desde a introdução do Google Earth, em 2004, e do Google Maps, em 2006, tem crescido o interesse por ferramentas que permitam que as pessoas localizem geograficamente pontos de seu interesse
Um Jogo de Apoio ao Ensino de Engenharia de Software
Este projeto propõe a adaptação de jogos educacionais existentes para refletir práticas mais modernas de produção de software e para considerar aspectos intrínsecos do desenvolvimento de software no Brasil. O objetivo geral é tornar o ensino de Engenharia de Software mais atrativo aos alunos, apresentando conceitos práticos importantes de uma
PerFeiÇão: Perfil Feminino em Computação
O objetivo geral desse projeto é dividido em duas partes complementares: primeiro, traçar um perfil das mulheres da área de Computação, e partir de tal perfil, trabalhar para atrair meninas para a área e reter as que já se encontram na Computação. Os objetivos específicos em três etapas são: 1)